Quais dias e horários o uso da faixa azul não rende multa? SMTT esclarece situação

Publicado em 12/10/2021, às 17h07
Michael Oliveira / Ascom SMTT
Michael Oliveira / Ascom SMTT

Por Redação com Ascom SMTT

A faixa azul tem garantido maior agilidade e otimização do tempo aos usuários do transporte público em dias úteis, já em feriados e finais de semana a circulação dos demais veículos é liberada. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) orienta os condutores sobre o uso correto do dispositivo, sem prejuízos aos usuários de coletivos e também para evitar multas por transitar em local indevido.

Os dias e horários de proibição na faixa azul para a circulação de veículos individuais é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Fora desses dias e horários, é livre a circulação nos corredores preferenciais de ônibus. Aos finais de semana e feriados, períodos em que o fluxo de veículos trafegando pelas vias de Maceió é menor, é autorizado o tráfego nesses corredores.

Destinada prioritariamente para a circulação do transporte público de passageiros, transporte escolar, táxis e veículos autorizados em serviço, O condutor que insistir em trafegar indevidamente por este local, será multado no valor de R$ 88,38, e perderá três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em uma semana com fiscalizações mais intensas de combate ao uso indevido da faixa azul, as análises técnicas constataram que os ônibus durante os dias da operação, tiveram uma redução de até 30 minutos no tempo das viagens.

O diretor de Operações de Mobilidade, Ricardo Duarte, explica que durante os dias destinados, os condutores podem transitar pela faixa com tranquilidade. “Nos finais de semana e feriados, a faixa preferencial para os ônibus é liberada para todos os tipos de veículos transitarem, sem que isso acarrete em uma possível multa, já que há uma diminuição do tráfego de veículos nesse período e nesses dias. É fundamental que os condutores respeitem os limites de velocidade e tenham atenção nas vias, para evitar que acidentes aconteçam”, comentou.

Gostou? Compartilhe