O quadro 'Explica pra gente', do programa Fique Alerta, da TV Pajuçara, abordou nesta quarta-feira, 16, a orientação para as pessoas não caírem em golpes ao fazerem algum tipo de consórcio.
LEIA TAMBÉM
Uma das dicas passadas pelo delegado da Delegacia de Roubos, Leonam Pinheiro, é verificar se a empresa a ser contratada está credenciada no Banco Central.
"Acredito que a gente deve falar principalmente com as pessoas mais humildes neste momento. Pessoas que não têm acesso ao celular ou computador, e que nem vão ter a malícia de questionar se aquela empresa está credenciada no Banco Central. Sugiro a essas pessoas que procurem a Defensoria Pública, que pode esclarecer e consultar gratuitamente a elas", recomendou.
O coronel da reserva e ex-comandante da Polícia Militar, Enio Bolivar, também aconselhou sobre o assunto.
"O que a gente sempre fala é: desconfie de facilidades. Quando algo está sendo oferecido com muita facilidade, devemos sempre desconfiar. Um golpe muito comum com relação a consórcio é o golpe da cota contemplada. Você que está procurando adquirir um consórcio de imóvel, automóvel, desconfie de cotas contempladas. O vendedor de uma administradora de consórcio, que é credenciado e está toda legalizada, ofecere uma cota contemplada, oferece o imóvel, o carro. A pessoa investe todo o seu dinheiro naquela cota contemplada, passam-se os dias e o bem não chega à mão do consumidor. Existem várias denúncias nos Procons de vários estados e esse golpe da cota contemplada é o campeão do ranking".
Assista na matéria abaixo.
LEIA MAIS
+Lidas