Política

Publicitário leva 6 pontos no rosto após levar soco de assessor de Marçal durante debate político

UOL | 24/09/24 - 11h20
Reprodução

O publicitário Duda Lima, marqueteiro do prefeito Ricardo Nunes (MDB), levou 6 pontos perto do olho esquerdo e precisará passar por exames médicos após ser agredido por Nahuel Medina, aliado do candidato Pablo Marçal (PRTB), ao final de um debate do canal Flow.

O que aconteceu

  • O advogado de Lima, Daniel Bialski, afirma que o marqueteiro fará "exames complementares" após o soco. Segundo Bialski, ele sofreu um corte profundo próximo à sobrancelha e deverá ir nesta terça (24) a um oftalmologista, "para ver a dimensão dessa lesão e se afetou de alguma forma a visão".
  • Duda Lima negou ter iniciado a briga com Medina. O publicitário sustenta que afastou com as mãos um celular que estava apontado para ele, mas que foi agredido por Medina quando estava de costas.
  • "Nem vi" de onde partiu o soco, afirmou o publicitário, à coluna de Raquel Landim. "O cara colocou o telefone na minha cara, me provocando, eu me afastei, coloquei a mão na frente. E quando me virei, veio o soco. Nem vi direito de onde partiu", disse Duda antes de chegar à delegacia de polícia para prestar queixa.
  • Já o assessor de Marçal diz que apenas se defendeu. Ele declarou que o marqueteiro de Nunes teria tentado arrancar o celular da mão dele durante a confusão ocorrida após o candidato do PRTB ser excluído do debate.
  • Duda Lima pediu medida protetiva à polícia. Segundo a SSP-SP, a defesa entregou imagens referentes à agressão e pediu uma medida protetiva para Duda Lima, para que Medina não possa se aproximar dele. Esse pedido será analisado pela Justiça.
  • Aliado de Marçal publicou um vídeo para alegar que agiu em legítima defesa. As imagens mostram Duda Lima ainda de óculos, antes da agressão, rindo para um celular que o filmava e levando as mãos em direção ao aparelho, que seria de Medina. A defesa do marqueteiro afirma que as imagens estão cortadas e fora de contexto.
  • Os dois falaram à polícia na madrugada de hoje. A SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) informou, em nota, que "as partes foram encaminhadas à delegacia, onde prestaram depoimento".
  • Eu filmei e falei: "olha só como agem esses marqueteiros". Ele [Duda Lima] me olhou, foi com toda força em mim, enfiou a mão dentro da minha camisa e jogou o meu celular para baixo. Dá pra ver o meu peito, está todo vermelho. E aí, naquele momento, eu só me defendi. Instintivamente, foi aquilo que aconteceu
  • Essa imagem [apresentada por Medina] está cortada. Se você vir ela no contexto completo, o Marçal é advertido, o Duda chega para o prefeito e pede calma, calma, que o debate estava acabando. Esta pessoa [Medina] ou outra pessoa chega com um celular perto do rosto do Duda, e o que o Duda faz é afastar o celular. Passa algum momento, o agressor vem de forma absolutamente covarde, dá um soco quando o Duda está de costas, e quase atinge a Carla, que é outra assessoraDaniel Bialski, advogado de Duda Lima, ao sair da delegacia
  • Em vídeo, Marçal diz ser sócio de Medina, mas oficialmente a campanha nega. Em postagem feita em maio no Instagram, Marçal afirma: "Nós viramos sócios, eu e esse cara, criamos uma empresa de filmes chamada Marshall Filmes, ele que deu o nome, não fui eu que pedi isso".