por Edson Moura
LEIA TAMBÉM
Este mês de abril tem simplesmente três feriadões seguidos! 9 dos 30 dias do mês serão de folga para muita gente.
Se você vai ter a sorte de aproveitar a folga, com certeza deve estar pensando em pegar a estrada né? Então vamos relembrar algumas dicas importantes para ir e voltar com segurança!
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 4º país com mais mortes no trânsito na América. Para as estatísticas não aumentarem cada um deve fazer a sua parte.
O Gerente de Negócios Frota da ValeCard, Leandro Ferraz, mostra 5 dicas para viajar com segurança e garantir um feriado tranquilo. Confira ao lado:
1- Faça a revisão do seu carro com antecedência
É importante sempre checar o nível de água e óleo, o funcionamento dos freios, dos faróis e da suspensão, o estado dos pneus, a parte elétrica, com as luzes de freios, piscas, lanterna, faróis e painel e o nível do tanque de combustível, além dos documentos do carro e da habilitação.
2- Cuide-se: Alimente-se bem e esteja descansado
Dê preferência a comidas leves e evite alimentos que você não tem o costume de comer. E vale aquele alerta de sempre. Nunca beba e dirija. Também é importante descansar. Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto estar alcoolizado. Se for o caso, pare o carro e descanse.
3- Use o cinto de segurança
O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Em caso de acidentes, o cinto pode ajudar a salvar vidas.
4- Respeite os limites de velocidade
Muitos acidentes acontecem porque motoristas não respeitam os limites de velocidade ou tentam fazer ultrapassagens perigosas. Lembre-se. É melhor ir mais devagar e chegar inteiro do que acelerar seu veículo e correr riscos.
5- Dirija com segurança
Mantenha sempre a distância de segurança para evitar acidentes com freadas bruscas. Para ter tempo de reação, o ideal é ter 3 segundos para o carro da frente. Use também os avisos de luz e lembre-se que o uso de faróis é obrigatório na estrada. Por último, não jogue lixo pela janela. Além da falta de educação, a atitude ainda pode causar acidentes.
AUTOR(A)
Edson Moura+Lidas