Incentivar o hábito da leitura é o objetivo de mais uma edição do projeto Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), promovido pela Secretaria do Estado da Cultura (Secult). Por meio do projeto ‘Adote um Idoso’, estudantes de escolas públicas de Alagoas levam mais dignidade aos abrigos em Maceió, disseminando a literatura, com atividades de incentivo à escrita e à leitura.
LEIA TAMBÉM
O projeto demanda que os estudantes visitem um abrigo e adotem um idoso, sendo um tipo de guia, escrevendo e lendo cartas para eles. A ação foi elaborada pensando no bem-estar daqueles que, por muitas vezes, são esquecidos pela própria família e não conseguem mais ler, devido a problemas com a visão. Ao todo, o programa adotou 25 homens e 37 mulheres.
O primeiro abrigo atendido pelo projeto foi o São Vicente de Paulo, na parte alta de Maceió. No dia 13 de junho, estudantes da Escola Antídio Vieira prepararam uma apresentação para animar o Dia do Idoso.
A coordenadora do Proler em Alagoas, Mira Dantas, ressalta a importância da formação de novos agentes de cultura. “A atuação em prol do livro e da leitura é muito importante para a construção de novos leitores. Desde 2001, o nosso Estado participa ativamente do projeto”, disse a bibliotecária.
Mais informações sobre o projeto Proler podem ser obtidas pelos pelo telefone 3315-7877.
+Lidas