<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/REC-html40/loose.dtd"> <?xml encoding="utf-8" ?>
LEIA TAMBÉM
Para mudar a vida das pessoas, a Rede Sesi/Senai de Alagoas dá todas as condições aos seus alunos. Esse empenho foi destaque em reportagens do Canal Futura, veiculadas no fim de dezembro e começo de janeiro. Nelas, os alunos da Escola Sesi/Senai do Benedito Bentes, Ítalo e Júlia, destacaram projetos inovadores – uma bengala tecnológica e a reciclagem de vidro para esmaltação da cerâmica.
“O projeto me fez ver o mundo de outra forma, me fez querer fazer mais pelas pessoas. E a ideia surgiu de dentro da sala de aula, quando o professor passou a problemática para a turma, para achar um problema do dia a dia e tentar resolvê-lo com algo que envolvesse biologia, química e física”, contou Ítalo.
No projeto, que envolve principalmente a robótica, o aluno e os professores pensam em maneiras de auxiliar deficientes visuais no cotidiano. Composta por materiais Lego, a bengala tem sensores em sua estrutura e avisa sobre a proximidade de obstáculos.
Já Júlia Kessia está trabalhando com o vidro reciclável, por meio do projeto Ecovitreo, criado para a Mostra Sesi de Ciências e Engenharia. Ela está se formando em Edificações.
“O vidro é muito desperdiçado, há pouca reciclagem. Pegamos o vidro, trituramos e colocamos ele como matéria-prima para fazer a Ecovitreo, para resumir. A experiência de laboratório é muito interessante, colocando a mão na massa. Eu estudo aqui há muito tempo, desde a sétima série, e sempre gostei dos experimentos, porque tenho suporte para treinar”, disse.
LEIA MAIS
+Lidas