Estão abertas a partir desta quinta-feira, 17, inscrições para a comunidade em geral para participação nas oficinas do projeto Maracatu na Comunidade, que acontece aos sábados na Escola Corintho da Paz, no bairro Eustáquio Gomes.
LEIA TAMBÉM
O projeto pretende fortalecer a tradição popular do Maracatu entre a comunidade escolar da região da Cidade Universitária e foi contemplado em edital público para a formação da Rede Municipal de Pontos de Cultura, promovida pela Fundação Municipal de Ação Cultural em parceria com o Ministério da Cultura através do Plano Nacional Cultura Viva.
Estão previstas durante um ano da execução do projeto oficinas de: Percussão Ritmo e Comunidade, Estética Afro, Teatro do Oprimido, Contação de Histórias, Capoeira e Gênero, Dança Afro, Figurino e Afro-Empreendedorismo.
Todas as oficinas serão gratuitas. Em um primeiro momento, as vagas foram disponibilizadas para os alunos da Escola Corintho da Paz e agora mais vagas foram disponibilizadas para a comunidade em geral.
O objetivo do “Maracatu na Comunidade” é fortalecer e estruturar o Maracatu Raízes da Tradição, localizado no Conjunto Otacílio Holanda, para o fortalecimento e difusão da cultura popular na comunidade do bairro Cidade Universitária por meio da realização de oficinas de capacitação com a temática da cultura afro-brasileira, a serem realizadas na Escola Municipal Corintho da Paz no Eustáquio Gomes.
A mãe de santo e mestra do Maracatu Raízes da Tradição, Veronildes Rodrigues, conhecida como Mãe Vera afirma que “o projeto vai ser bom para toda comunidade e para todo o Maracatu, porque vai servir como uma referência para as pessoas compreenderem a importância da cultura do Maracatu”.
A realização do projeto é da Casa de Resistência Afro-brasileira Abassa de Angola Oya Igbale e do Ponto de Cultura da Associação de Moradores do Novo Jardim e Jardim Royal que vem promovendo nos últimos anos uma série de projetos e atividades voltadas para esportes, artesanato e geração de renda, e através do Ponto de Cultura tem incentivado as manifestações culturais de matriz africana, “esse projeto vai servir também para que os moradores tenham uma conscientização em torno das melhorias que mais precisam” conclui Mãe Vera.
Para isso, seu cronograma inclui o fomento à criação de núcleos locais para desenvolvimentos de projetos sustentáveis e assessorias técnicas para capacitação, planejamento e gestão do ponto de cultura.
Outro marco importante do projeto é a formação da cadeia produtiva dentro do Maracatu Raízes da Tradição. As inscrições podem ser feitas na Escola Corintho da Paz nos horários matutino e vespertino.
SERVIÇO:
Inscrições para oficinas do projeto Maracatu na Comunidade
Realização: Ponto de Cultura Novo Jardim e Jardim Royal e Casa de Resistência Afro-brasileira Abassa de Angola Oya Igbale
Local: Escola Corintho da Paz – Eustaquio Gomes
Data: A partir de 17 de maio
Horas: 08:00 às 20:00 horas
Informações e Incrições: (82)99673 0497/ / 98839 0481/ 99632 6584 - [email protected]
https://www.facebook.com/Maracatu-na-Comunidade-166234190748167
+Lidas