Projeto Mãos à Massa ensina técnicas para fabricação de quibes

Publicado em 12/09/2019, às 23h50
Secom Maceió
Secom Maceió

Por Secom Maceió

O Projeto Mãos à Massa iniciou, nesta quinta-feira(12), mais um módulo no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Área Lagunar, no bairro do Prado. Nesta semana, a oficina está ensinando técnicas para a fabricação de quibes. O curso é realizado pela Coordenação Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Antes da aula prática, a nutricionista da Semas, Vanessa Freitas, fez uma palestra sobre cuidados com a higiene pessoal e como manusear os alimentos. “Quem produz refeições deve ter vários cuidados, porque  envolve  a saúde do outro. A falta de higiene, o mal armazenamento de alimento, contaminantes físicos e químicos, substâncias tóxicas, microorganismos, tudo isso pode contaminar o alimento. Por isso é importante que os alunos tenham noções sobre cuidados e higienização no manuseio de alimentos e limpeza de áreas afins”, explicou.

Na parte prática, a culinarista Lourdinha Araújo ensinou as participantes a fazerem os quibes tradicional, integral e de frango.

Nas oficinas culinárias do Projeto Mãos à Massa, as alunas aprendem a fazer produtos voltados para a comercialização e complementação da renda familiar, dando a participantes a chance de comercializar esses produtos em sua própria residência ou até de iniciar seu próprio negócio. Todos os alunos recebem também um certificado de participação.

O projeto Mãos à Massa têm a participação de pessoas com profissões  variadas. Uma delas é a professora Janaína Oliveira, que mora no bairro da Ponta Grossa. “Minha irmã participa do grupo de idosos daqui do Cras e me avisou sobre o curso. Daí, fiz a inscrição. Não sei cozinhar muito bem e estou gostando de aprender a fazer esse tipo de salgado. E quem sabe posso até conseguir uma renda extra, porque é bem fácil de fazer”, disse a aluna.

A próxima oficina culinária do Projeto Mãos à Massa acontecerá na próxima terça-feria (17), no Cras Selma Bandeira. O Centro funciona na Quadra P, s/n, Conj. Selma Bandeira – 2ª rua à esquerda, após a Base Comunitária da PM. Para qualquer informação ou para participar das atividades do Serviço de Convivência é só ligar para o telefone 3354-1767.

Gostou? Compartilhe