Sustentabilidade não é apenas uma tendência global. É uma necessidade para manutenção da vida, do planeta. O Instituto Saúde e Cidadania - ISAC fomenta ações para promover a conservação ambiental.
LEIA TAMBÉM
No dia cinco de fevereiro (quarta), 50 mudas vão ser plantadas no Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo. A ação faz parte do projeto de arborização desenvolvido na unidade. Cada colaborador vai adotar uma muda, fazer o plantio e ficar responsável pelos cuidados para que ela se desenvolva.
O objetivo da iniciativa é melhorar o ambiente para pacientes e colaboradores, dando mais cor e vida ao local. Luiz Fernando da Silva, engenheiro ambiental, conta que já foi elaborado um inventário arbóreo: estudo com base na arquitetura do hospital, análise do tipo de solo e clima.
"A partir dessa análise foram escolhidas as árvores e espécies a serem plantadas. São Craibeiras, Jacarandás, Aroeiras, Pau-Brasil, Ipês de várias cores, Flamboyants e outras com características semelhantes”, esclarece.
Alisson Santos, engenheiro civil que integra o projeto, reforça a importância da ação. “As árvores uma importância especial no ambiente urbano, pois promovem melhorias na paisagem da cidade, favorecem o microclima, e reduzem a poluição atmosférica e acústica. Sem falar que ajudam na conservação do solo e da fauna”, explica.
MUDAS PARA FUNCIONÁRIOS
Todas as mudas foram doadas por uma ONG parceira do Instituto ISAC. E para que a ação não fique restrita ao ambiente de trabalho, outras 30 mudas vão ser doadas para os colaboradores, que poderão plantá-las em casa ou nas ruas onde moram. A ideia é fazer com que o exemplo seja replicado pela comunidade, promovendo a conscientização ambiental e a conservação ecológica.
LEIA MAIS
+Lidas