O consumo sustentável é um conjunto de práticas que devem ser executadas, sempre que possível, no dia a dia da população. Relacionadas à aquisição de produtos e serviços que visam diminuir os impactos ao meio ambiente, são atitudes que preservam os recursos naturais, mantendo o equilíbrio ecológico do planeta.
Essas ações estão ligadas à diminuição de poluição, incentivo à reciclagem e eliminação de desperdício. É simples: basta estar atento à forma como se consome, diminuir o desperdício de água e energia, comprar aquilo que é realmente necessário, com escolhas conscientes e compreensão das consequências sociais e ambientais são alguns exemplos dessa forma de consumo.
O consumidor que assume essa atitude é aquele que não é passivo e que, por essa razão, tem senso crítico e pondera, não comprando um produto só porque a mídia o induz a fazer isso, dando preferência à publicidade sustentável, e não a consumista.
“O consumo sustentável é o oposto do consumo imediatista. O consumidor que busca uma satisfação imediata sem considerar as consequências deve mudar”, explica a superintendente do Procon/AL, Flávia Cavalcante.
E destaca: “Temos que promover a reflexão de hábitos de consumo dos consumidores, para que tenham consciência ecológica. Adquirir somente o necessário, evitar produtos supérfluos e o desperdício, contribui para a prevenção ambiental”.
Também são ações para atingir o desenvolvimento sustentável: utilizar papel reciclável, usar bicicleta para se locomover, dar preferência a alimentos naturais (frutas, verduras e legumes orgânicos), comprar móveis de madeira certificada, usar lâmpadas eletrônicas ou LED (consomem menos energia elétrica do que as incandescentes), utilizar aquecedores solares dentro de casa, pois diminuem o consumo de energia elétrica.
A partir dessa forma de consumo, a sociedade mostra ao setor produtivo que quer que lhe sejam ofertados produtos e serviços que tragam impactos positivos ou reduzam significativamente os impactos negativos no acumulado do consumo dos cidadãos. “A escolha é de cada um, e pequenas atitudes podem fazer toda a diferença, trazendo qualidade de vida e reduzindo os danos provocados no meio ambiente”, finaliza a superintendente.
Fonte: Agência Alagoas
+Lidas