Primeiro MacBook Air era anunciado há 10 anos

Publicado em 15/01/2018, às 18h05

Por Redação

A conferência Macworld de 15 de janeiro de 2008 é, provavelmente, um dos eventos mais marcantes da história da Apple. Isso porque foi lá, há exatos 10 anos, que Steve Jobs apresentou a primeira geração do MacBook Air, o modelo ultrafino e levíssimo do badalado laptop da Maçã.

A peça media apenas 0,4 centímetros em sua área mais fina, enquanto a parte mais espessa tinha somente 1,9 centímetros, “menos do que o ponto mais fino dos notebooks concorrentes”, exaltava a companhia de Jobs no comunicado divulgado à imprensa com informações sobre o seu mais recente anúncio.

Dentro outros recursos do primeiro MacBook Air estavam ainda uma tela wide retroiluminada com LED de 13,3 polegadas, teclado com retroiluminação, câmera de vídeo iSight e trackpad espaçoso com suporte a multitoque. Por dentro, a peça trazia um processador Intel Core 2 Duo (1,6 GHz ou 1,8 GHz) e somente 2 GB de memória RAM.

“Nós criamos o notebook mais fino do mundo”, anunciava Steve Jobs há uma década. “Quando você vê o MacBook Air pela primeira vez, é difícil acreditar que é um notebook de alta performance com os tamanhos padrão de tela e teclado. Mas é”, celebrava o cocriador e então presidente da Apple.

E indo além das questões de hardware e design, outros detalhes fizeram do primeiro MacBook Air histórico para a Apple. Ele foi o primeiro notebook da empresa a dispensar uma grande variedade de conectores, ter trackpad com suporte para multitouch, eliminar o drive de disco (CD/DVD) e também a contar com SSD para armazenamento.

Apesar de ser uma peça histórica e que completa hoje 10 anos desde o seu anúncio, o MacBook Air não está em uma conta tão alta junto à cúpula da Apple. A companhia não lança um novo modelo do dispositivo desde 2015, tendo apresentado apenas uma versão mais veloz anunciada no último mês de junho.

Independente dos caminhos tomados pela Apple em relação ao MacBook Air, ele jamais deixará de aparecer com destaque na lista dos produtos mais importantes e inovadores da história da empresa.

Gostou? Compartilhe