Primeiro dia do 17° Congresso Alagoano de Gestão de Pessoas promove bate-papo sobre desafios e tecnologia

Publicado em 20/07/2023, às 12h36
Imagem Primeiro dia do 17° Congresso Alagoano de Gestão de Pessoas promove bate-papo sobre desafios e tecnologia

Por Theo Chaves

Tecnologia, novas estratégias e otimização no processo de pessoas e gestão. Esse foi o assunto que abriu o primeiro dia de palestras do 17° Congresso Alagoano de Gestão de Pessoas, com a temática “O Futuro é Humano”. A abertura do evento aconteceu nesta quinta-feira (20) , no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, e ainda vai continuar até esta sexta-feira (21). O congresso está reunindo profissionais de todo o país para discutir o que há de mais moderno nas práticas de gestão de pessoas, não só no Brasil como em outros países. 

O evento tem como mestres de cerimônia os jornalistas Bruno Góes, que também é diretor do Balanço Geral Alagoas, e pela apresentadora do Cidade AL, Beatriz Lacerda, da TV Pajuçara, que apoia 17º Congresso da ABRH.

As novas vertentes e mudanças das atribuições do profissional de Recursos Humanos também foi tema de discussão entre os palestrantes. Em entrevista ao TNH1, o presidente da diretoria executiva ABRH Brasil, Paulo Sardinha, explicou que essas novas atribuições serão impactadas pela tecnologia e que o humano sempre estará à frente dessas mudanças.

Dani Maciel (Diretora ABRH Brasil), Paulo Sardinha (Presidente ABRH Brasil), Jennifer Lins (Presidente ABRH-AL) e Carla Caracol (Palestrante)

"A área de RH foi um pouco criticada por um certa demora na absorção de tecnologias. Só que, nos dias atuais, compreendemos que nem tudo é feito por tecnologia. Hoje, a tecnologia precisa de um olhar sobre as pessoas  que desenvolvem ela, aplicação e destino dessa tecnologia e os impactos que ela causa em valores de uma organização. Porém, nesse cenário, tivemos uma mudança, pois, hoje, falamos pessoas à frente da tecnologia e não o contrário. Falamos do uso apropriado dessa tecnologia, e a decisão desse uso é humana. Portanto, a grande discussão é como o lado humano vai lidar com a tecnologia. E nesse congresso, vamos falar como isso vai impactar no contexto organizacional e na gestão de pessoas", explicou Sardinha.

Jennifer Lins, presidente da ABRH-AL, falou sobre a importância do evento para profissionais da área. "Nós vivemos em um estado que é muito carente de eventos desse tipo e de conteúdos voltados para Recursos Humanos, no geral. Uma das missões da  ABRH-AL e  ABRH-Brasil é fomentar a gestão de pessoas. Nós acreditamos que a viabilização de eventos como esse poderá tratar a temática, não só com gestores, mas com líderes, gerentes, supervisores e etc. Eventos como esse, trazem mudanças e inovações que são extremamente necessárias para o cotidiano das pessoas. Ainda está só começando o evento. Teremos toda a tarde de hoje e o dia de amanhã para quem quiser compartilhar dessas novas experiências. Ao todo, são 16 horas de conteúdo relevantes, que vai capacitar ainda mais o nosso público", explicou Lins.

A diretora da ABRH Brasil, Dani Maciel, que foi mediadora de um divertindo bate-papo entre os profissionais de Recursos Humanos, destacou a importância de estar por dentro das mudanças e olhar para novas perspectivas dentro da profissão.

"Esse evento é importante para expandir a visão dos profissionais de RH. As palestras, a troca de experiência com pessoas que são referências no meio, servem como inspiração para os profissionais da área. Isso desperta novos pensamentos, novas visões sobre o futuro da profissão e ajuda em tomadas de decisões sobre a carreira. É necessário está aberto para mudanças e mudar a forma de olhar a partir de novas perspectivas. Então, nesse encontro, vamos trazer o que, nos dias atuais, é estratégico na área de RH, e como se encaixar nesse meio", concluiu Maciel

Desafios e tecnologia

Diante de uma realidade cada vez mais tecnológica, os profissionais da área de Recursos Humanos buscam novos desafios e estão assumindo diferentes tipos de responsabilidades. Esse desafios foram apresentados pela Diretora de Recursos Humanos no Grupo Renascença Multimédia em Portugal, Carla Caracol, que falou um pouco sobre o crescimento e desenvolvimento individual dentro das relações profissionais.

"É muito importante essa troca de experiência esse Network entre profissionais da área. Conseguimos aprender com todos, são experiências diferentes, maturidades diferentes. Nesse contexto, com essa diversidade, conseguimos potencializar o crescimento e o desenvolvimento individual. Para sermos mais estratégicos, precisamos está por dentro da realidade dos negócios, para atendermos o que as organizações desejam. E nesse meio se encaixa a tecnologia, que vai automatizar e ajudar na construção das relações e tarefas humanas. Porém, isso não quer dizer que as pessoas serão descartadas, apenas elas ficarão mais disponíveis para assumir outro tipo de responsabilidades. A aceleração da tecnologia vai contribuir para uma melhor capacitação dos profissionais e vai instigar os profissionais à aprender e buscar novos desafios dentro da própria profissão", disse Carla Carol, em entrevista ao TNH1.

Gostou? Compartilhe