Primeira peça de roupa impressa em 3D já está à venda em escala comercial

Publicado em 02/08/2017, às 20h15

Por Redação

Criada pela estilista israelense Danit Peleg, a primeira peça de roupa criada com impressoras 3D já está à venda em escala comercial, com envio para vários países do mundo. A jaqueta estilo “bomber” está à venda na loja virtual de sua criadora.

A estilista tem as duas pernas amputadas e se interessa bastante pelas novidades tecnológicas que estão surgindo graças ao advento da impressão 3D. Depois de uma extensa pesquisa sobre o assunto, ela começou a investir nesta tecnologia a fim de criar peças de teste e aprimorá-las, até chegar ao modelo final da jaqueta que agora está em comercialização.

Cada unidade da jaqueta leva 100 horas para ser produzida desde o primeiro passo e, por isso, o preço da peça ainda é um pouco salgado: 1.500 dólares. Mas, ainda assim, a novidade abre as portas para que a indústria da moda comece a fabricar, cada vez mais, roupas, acessórios e enfeites para peças da moda, aprimorando a técnica e, com o tempo, reduzindo seus custos para o consumidor final.

Danit prevê, ainda, que “um dia a gente vai poder fazer o download do modelo e imprimir em casa”. A impressão 3D tem sido tema de interesse no segmento da moda, mesmo que ainda não haja uma grande variedade de materiais disponíveis. A “bomber” da israelense foi feita em um filamento chamado Filaflex, que é flexível o suficiente para ser vestido por uma pessoa, acompanhando os movimentos de seu corpo, e vem com um forro tradicional para aumentar o conforto na hora de vestir.

Gostou? Compartilhe