A estação da primavera inicia nesta sexta-feira (22) e segundo a previsão da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos as chuvas tendem a diminuir, enquanto que a intensidade dos ventos pode aumentar.
LEIA TAMBÉM
A primavera é caracterizada pela diminuição das chuvas e, em meados de outubro, o conhecido ‘Vento Nordeste’ começa a ganhar força na metade leste de Alagoas, compreendendo a faixa litorânea. As temperaturas também devem se elevar neste período.
De acordo com o meteorologista da Sala de Alerta da Secretaria, Vinícius Pinho, ainda deve chover pelo menos até o mês de outubro nas regiões do estado.
“Ainda teremos chuvas intercaladas com momentos de tempo seco no durante esse início de primavera, o que é normal, já que passamos por um inverno atípico”, contextualiza o meteorologista.
Segundo a Sala de Alerta da Semarh, há um fenômeno se formando no Oceano Pacífico, o chamado La Niña, que é responsável pelo aumento das chuvas.
Vinícius explica que esse fenômeno ainda está em formação. “Caso o La Niña se estabeleça no oceano, poderemos ter uma primavera chuvosa e consequentemente um ano de 2018 chuvoso”, disse.
+Lidas