Primavera começa e traz menos chuvas e mais calor para Alagoas

Publicado em 23/09/2019, às 08h37
Reprodução / Instagram
Reprodução / Instagram

Por Semarh

A estação das flores chegou. A primavera começou nesse domingo (22) marcando o período de transição pós-inverno e a introdução de algumas características do verão. O nome vem do latim primo vere, que significa “primeiro verão”, que indica uma introdução da estação seguinte, o verão.

“Haverá uma diminuição significativa do volume de chuvas em outubro e novembro, em todas as regiões do estado. Além do aumento gradual da temperatura, principalmente das máximas, índices ultravioletas elevados e mudança da direção dos ventos”, contextualiza o meteorologista da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho.

No Nordeste do Brasil, existem duas estações bem definidas. Uma é caracterizada pela seca e a outra pelas chuvas. Isso acontece porque, por ser uma região tropical, recebe a mesma quantidade de radiação solar durante todo o ano e, dessa forma, os comportamentos das plantas e da temperatura não se diferem tanto no período de um ano.

Ainda segundo Pinho, em Alagoas, com o início da primavera, as chuvas tendem a diminuir, enquanto que a intensidade dos ventos aumenta. É o caso do conhecido ‘Vento Nordeste’, que começa a ganhar força na metade leste de Alagoas, compreendendo a faixa litorânea.

“Esse vento tem características mais intensas, é quente, dando uma sensação de abafamento. Aqui na Sala de Alerta, neste período, é comum a emissão de avisos meteorológicos decorrentes desse fenômeno, que, geralmente, provoca alguns transtornos, como quedas de árvores e engarrafamentos urbanos”, explicou.

Gostou? Compartilhe