A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite de ontem (20), mais de quatro mil caranguejos da espécie guaiamum durante abordagem de rotina na BR-101, em São Miguel dos Campos. Três pessoas foram presas por crime ambiental.
LEIA TAMBÉM
No início da noite, os policiais rodoviários federais pararam um Meriva, com a placa de Goiana/PE. Acoplado ao veículo estava um reboque carregado com diversos sacos. O motorista e os dois passageiros informaram aos policiais que os sacos estavam cheios de caranguejos da espécie guaiamum. Eles vinham do Rio de Janeiro com o pescado e venderiam tudo em restaurantes de Maceió.
Muitos dos caranguejos eram do sexo feminino, que são proibidos de serem pescados ou comercializados durante todo o ano. No caso da espécie guaiamum, o problema é agravado, pois se encontra na lista dos animais ameaçados de extinção. Além disso, os homens não possuíam comprovante de origem da carga nem autorização ambiental para transporte dos crustáceos.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foi acionado e a carga se encontra à disposição do órgão. Os homens, de 62, 57 e 25 anos, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de São Miguel dos Campos.
LEIA MAIS
+Lidas