O volume de chuva registrado desde a madrugada desta segunda-feira (28) até o momento, em Maceió, e a continuidade dela pode ultrapassar os 50 mm/dia e causar transtornos na região vulnerável do bairro Pinheiro.
LEIA TAMBÉM
A informação é da Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Agência Nacional de Águas, que também apontam que as pancadas de chuva poderão provocar alagamentos e movimentações de massa em áreas vulneráveis e com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas.
A explicação dessa tempestade de verão está na formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis no Oceano Atlântico, próximo à costa de Alagoas. O fenômeno é o que provoca a forte chuva.
Além de Maceió, está previso que chova forte também nas regiões do Litoral, Região Metropolitana, Baixo São Francisco e Zona da Mata. Apesar da intensidade, ainda segundo a Semarh, as chuvas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do estado e também não impactarão nos níveis das lagoas.
A Sala de Alerta está monitorando as condições e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. A Semarh também observa que a precisão da localização e intensidade das chuvas poderão ser previstas apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo.
Defesa Civil
Por conta da previsão do tempo, a Defesa Civil de Maceió está em atenção para qualquer ocorrência relacionada ao bairro Pinheiro. Foram mobilizadas equipes que estão desde ontem em sobreaviso para ir ao bairro, se for necessário.
LEIA MAIS
+Lidas