Preso por atropelamento de criança no sertão de AL é vereador e negou estar em alta velocidade

Publicado em 03/08/2023, às 10h37
Reprodução
Reprodução

Por João Victor Souza

O motorista preso pelo atropelamento e morte do estudante José Vinícius Cardeal, de apenas nove anos de idade, foi identificado como o vereador por Olho D'Água do Casado, Daniel Douglas Januário de Melo (Cidadania), conhecido como "Daniel da Galinha". Em depoimento, o parlamentar informou à polícia que não conseguiu desviar do menino no momento que ele passou na frente do automóvel, mas negou estar em alta velocidade. Ele alegou medo de linchamento para não parar e prestar assistência à criança.

Daniel da Galinha foi detido por equipes da 1º Delegacia Regional de Polícia Civil, sob coordenação do delegado Rodrigo Rocha Cavalcanti, no início da noite dessa quarta-feira, 2. Ele estava na residência de familiares no assentamento Patativa, zona rural de Olho D'Água do Casado. O veículo, um Ecosport azul, foi apreendido na casa de outro parente.

Durante o depoimento, o vereador disse que tinha deixado o município de Olho D'Água do Casado para ir a um compromisso em Mata Grande, também no Sertão do Estado. No meio do percurso, ao passar pela rodovia na cidade de Água Branca, ele se envolveu no acidente que matou a criança, que tinha acabado de descer do ônibus escolar.

Daniel da Galinha afirmou que o menino se colocou na frente do veículo e não deu tempo de desviar. Ele negou que estava em alta velocidade, o que foi denunciado pelas testemunhas do atropelamento. "Ele afirmou que não permaneceu no local do atropelamento, pois teve medo de que a população o linchasse. Foi flagrante delito por homicídio culposo e omissão de socorro. Ele estava acompanhado de outra pessoa, um passageiro do carro, que vai ser ouvida como testemunha. Sobre uma possível embriaguez ao volante, não tivemos acesso às provas técnicas", destacou o delegado.  

O vereador passou a noite no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), de Delmiro Gouveia, e vai ser submetido a uma audiência de custódia nesta quinta-feira, 3, quando a Justiça vai decidir se ele responde em liberdade ou continua preso. O TNH1 não conseguiu o contato da defesa do vereador mas deixa o espaço aberto para eventuais manifestações.

O caso - O estudante José Vinícius Cardeal morreu após ser atropelado por um carro ao descer de um ônibus escolar no município de Água Branca, no Sertão alagoano, nessa terça-feira, 1º. O motorista do carro fugiu do local e estava sendo procurado. Ele foi preso no início da noite de quarta-feira. Há suspeita de que ele estaria em alta velocidade.

De acordo com informações passadas pela população, o menino chegou a ser socorrido por familiares e levado a um hospital para receber atendimento médico, mas teria dado entrada na unidade de saúde sem vida.

A Prefeitura de Água Branca decretou luto oficial de três dias. "Vinicius era morador do Sítio Logrador e era aluno da Escola Municipal de Educação Básica Santa Ana, do Sítio Maxi. Neste momento de dor, toda nossa força e solidariedade aos familiares e amigos".


Procurada, a defesa alegou que o o vereador não teve culpa pelo atropelamento. "A criança saiu correndo por trás da van não caracterizada como veículo de transporte escolar e também estava ausente profissional para coordenar o desembarque das crianças".

Gostou? Compartilhe