O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo (GO), chega a Alagoas nesta quinta-feira, 14, como parte da sua missão de reorganização da legenda em nível nacional.
LEIA TAMBÉM
Desembarca em Maceió e fica no Estado até a sexta-feira, 15, período em que conversará com lideranças tucanas locais para definir a estratégia de reestruturação do partido.
O PSDB atingiu o seu ápice, em nível nacional, quando Fernando Henrique Cardoso se elegeu presidente da República, conseguiu instituir a reeleição (inclusive a dele próprio) e obteve um novo mandato, vencendo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela segunda vez.
O partido tentou se manter no cargo com José Serra e Geraldo Alckmim, alternadamente, porém sucumbiu para o PT, que elegeu Lula por duas vezes e Dilma Rousseff também por dois mandatos.
Em Alagoas, a predominância do PSDB se deu quando o senador Teotonio Vilela Filho se elegeu governador e conseguiu a reeleição – nos seus 8 anos de mandato, a legenda tinha um domínio sobre as prefeituras no Estado e bancada expressiva na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.
Atualmente o cenário tucano em Alagoas é de terra arrasada – quase nenhum filiado exerce mandato político no Legislativo ou no Executivo.
Esse é o quadro adverso que Marcone Perilo vai encontrar ao pisar em solo Caeté.
LEIA MAIS
+Lidas