Prêmio Sinturb de Jornalismo chega a sua 2ª edição com tema ‘A Essencialidade do Transporte Público’

Publicado em 29/06/2021, às 17h11
Reprodução
Reprodução

Por Redação

Após uma grande estreia em 2020, o Prêmio Sinturb de Jornalismo chega a sua segunda edição em 2021, sacramentando seu espaço como ferramenta de reconhecimento do jornalismo alagoano e de valorização do transporte público de passageiros em Maceió. O vídeo-lançamento foi feito nesta terça-feira (29), respeitando o distanciamento social e a segurança dos profissionais.

A edição deste ano traz como tema “A Essencialidade do Transporte Público”, e avaliará matérias que contribuam com a disseminação de informações sobre o setor de transportes, a democratização do transporte por ônibus, sua essencialidade para a sociedade e as inovações que facilitam o dia-a-dia dos passageiros. O prêmio busca valorizar a importância do serviço e seu impacto na população, abordando também os problemas da área, mas sem deixar de evidenciar as inovações e iniciativas que garantem a melhoria do transporte urbano de passageiros na capital.

“Diante do sucesso que foi a primeira edição, mesmo com todos os obstáculos de realizar um evento deste porte através da internet e as dificuldades que o transporte público vem enfrentando ao longo desses anos, seria injusto não realizá-lo em 2021. Para as empresas, foi muito recompensador ver que os jornalistas abraçaram a ideia e se empenharam na produção de matérias esclarecedoras e ricas em informações sobre o setor”, afirma o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), Guilherme Borges.

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse) é uma das apoiadoras do evento, e para o presidente da entidade, Alberto Almeida, a imprensa tem um papel fundamental para o setor, principalmente, em Maceió. “Os jornalistas têm traduzido de forma ímpar as notícias, sempre trazendo de forma relevante a realidade e dando espaço para a apresentação de melhorias. Esta premiação não só apresenta os melhores, como valoriza os profissionais e os veículos, além de estimular o debate e a reflexão sobre a essencialidade do Transporte Público coletivo para a mobilidade alagoana.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal), Izaias Barbosa, enalteceu a manutenção do prêmio e o trabalho desempenhado pela  categoria. “O Sindjornal agradece ao Sinturb pela iniciativa de premiar as matérias jornalísticas sobre o transporte urbano. O prêmio é fruto da qualidade dos trabalhos e da excelente prestação de serviço que os jornalistas entregam diariamente à sociedade alagoana nas diversas mídias”, declarou Barbosa.

Para André Costa, titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, o transporte público precisa ser entendido pela população, diante da sua complexidade de mecanismos, e o prêmio cumpre esse papel. “Levar aos cidadãos conteúdo jornalístico com esta temática, apresentando a importância desse modal para a locomoção dos maceioenses no dia a dia e considerando os desafios que o mundo enfrenta. É uma excelente prestação de serviço para a sociedade”, explica o superintendente. O órgão irá colaborar com o envio de dados e pesquisas sobre o transporte público de Maceió para os materiais que serão produzidos pelos jornalistas.

Regulamento

As sete categorias da premiação foram mantidas, sendo elas Vídeo Reportagem, Texto Reportagem, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Reportagem Cinematográfica, Estudante e a grande estrela do evento, Reportagem Especial, que nesta edição terá o tema “Tarifa: Quem Paga Essa Conta?”, abordando todos os detalhes acerca dos valores pagos pelos passageiros, como os reflexos das gratuidades e dos custos e obstáculos enfrentados pelas empresas do setor.

Assim como em 2020, somente poderão participar jornalistas com registro profissional, filiados ao Sindjornal e estudantes matriculados no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Tiradentes (Unit), cujos trabalhos tenham sido publicados ou veiculados em mídia local (TV, rádio, web ou impresso) no período de 05 de novembro de 2020 até o dia 31 de outubro de 2021. O regulamento completo está disponível no site premiojornalismo.sinturb.com.br.

Gostou? Compartilhe