O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora foi lançado nesta segunda-feira (14), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), durante evento que reuniu prefeitos e prefeitas de diversas partes do estado. A premiação quer reconhecer os gestores públicos mais comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos seus municípios, e para isso vai premiar os projetos que estimulem o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.
LEIA TAMBÉM
Esta é a 12ª edição do prêmio e as inscrições começam já nesta terça-feira (15), com prazo até 08 de dezembro para recebimento dos projetos. “O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é uma tradição que, desde 2001, premia os municípios que abraçam a causa e fomentam o empreendedorismo. Já contamos com um apoio fundamental por parte das prefeituras para exercer nossas atividades, e agora, por meio da parceria com a AMA, esperamos ampliar ainda mais a participação dos municípios”, afirma o superintendente do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages.
Juliana Almeida, diretora de Administração e Finanças, lembra que Alagoas foi representada na etapa Nacional, na edição do ano passado, pelo município do Pilar. A cidade foi uma das que investiu em iniciativas com foco no pequeno negócio e levou o prêmio no ano passado.
“As expectativas quanto às inscrições são sempre as maiores. Esperamos que os prefeitos e as prefeitas se inscrevam cada vez mais nessas premiações. E isso tem muito a ver com a gestão, a qualidade, e este ano nós temos várias categorias e muitas chances para os prefeitos”, destaca.
“O prefeito Renato Filho, do Pilar, saiu na frente e a gente fica muito feliz com isso, em poder estar, mais uma vez, fazendo essa edição. E o melhor é que a gente está fazendo esse lançamento na casa dos prefeitos, na Associação dos Municípios Alagoanos, e isso faz com que outros que não participaram ainda também queiram participar”, completa.
Para o prefeito do Pilar, a sensação de ganhar o prêmio do ano passado é de muito orgulho. “Pela primeira vez, em vinte anos, um município alagoano venceu as etapas nacionais desse prêmio. Esse é um projeto que estimula uma competição muito saudável entre os municípios, já que incentiva um desenvolvimento coletivo”, acredita.
Incentivo
A relação do Sebrae com a gestão pública municipal em Alagoas foi destacada pelo presidente da AMA, Hugo Wanderley. “Essa premiação é mais uma forma de incentivar o desenvolvimento dos pequenos negócios em todos os lugares, o que é muito importante, já que o empreendedorismo é uma das maiores fontes de renda das populações locais”, observa.
Tatiane Eigler, analista do Sebrae Alagoas, explica que o prêmio está dividido em até 10 categorias: simplificação e fomento do empreendedor, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, turismo e identidade territorial, sustentabilidade e meio ambiente, empreendedorismo rural, cidade empreendedora e governança governamental.
“O município precisa fazer um projeto, por isso que ele tem esse prazo para escrever tudo que o projeto contempla. Após essa etapa, é realizada a habilitação, para saber quais são os projetos que vão ser selecionados. Em seguida, é feita a visita técnica ao município, para só depois ser realizada a premiação estadual, que acontece no próximo ano”, diz ela.
As boas práticas que vencerem no estado seguem para a disputa nacional. Em 2021, foram mais de 1,6 mil inscrições de 1.327 prefeituras de todos os estados do país. A previsão é que a premiação nacional ocorra em julho de 2024. As inscrições estarão abertas a partir desta terça-feira, dia 15, e seguem até o dia 8 de dezembro. Mais informações, regulamento e cronograma das etapas estão disponíveis na página do prêmio, no endereço www.prefeituraempreendedora.sebrae.com.br.
LEIA MAIS
+Lidas