Em 2022 o espaço dedicado à gastronomia do TNH1 completou 10 anos de dicas especializadas do melhor dos sabores alagoanos. E quem assina o Blog é o maior nome do jornalismo gastronômico de Alagoas: Nide Lins. Com renome nacional, é a jornalista quem assina a curadoria do Festival de Gastronomia Popular, que hoje apresenta a maceioenses e turistas, o Prêmio Nide Lins de Turismo Gastronômico.
LEIA TAMBÉM
Com cardápio diversificado, quem for prestigiar poderá experimentar comidas de boteco, sanduíches, pastéis, frutos do mar, entre outros, com a apresentação dos pratos que estão concorrendo ao Prêmio.
Nesta primeira edição do prêmio, 30 botecos, restaurantes e lanchonetes disputam o prêmio, oferecendo sabores que têm como principais atrativos a culinária da terra. A apresentação dos concorrentes acontece nesta sexta-feira, 20, e sábado, 21, das 17h às 22h na Praça Dois Leões, no bairro do Jaraguá
Os pratos selecionados estão divididos em dez categorias: melhor sanduíche; melhor pastel; melhor feijoada; melhor frutos do mar; melhor comidinha do Centro; melhor churrasquinho; melhor dona de boteco; melhor dono de boteco; melhor caipirinha; e melhor da feira.
“Hoje, num só lugar, reuniremos várias histórias de donos de botecos, comida de rua, que não tem muita visibilidade normalmente, para que o alagoano e o turista possam conhecer o melhor da gastronomia alagoana. Vamos celebrar nossos sabores, aromas e temperos. São talentos que deixam a nossa Maceió mais gostosa e criativa, e claro, tudo isso celebra, também, os 10 anos do meu blog no TNH1”, comemora Nide Lins.
Nide Lins: Há mais de duas décadas garimpando os sabores alagoanos, trabalho que virou referência dentro e fora do estado.
Saiba mais sobre Nide Lins
Com mais de 20 anos dedicados ao jornalismo gastronômico, construindo o sucesso de muitos chefs e restaurantes, é na gastronomia popular que Nide Lins tem o "prato principal" de seu trabalho. Mas mapear a culinária leva a jornalista ainda a conhecer lugares que se destacam também pelo turismo. Nessa jornada pelo sabor, Nide indica passeios muitas vezes escondidos nos recantos alagoanos, e até fora do estado. Com isso, o trabalho dela também é dedicado ao turismo, seja dos lugares mais sofisticados até pequenos lugares aconchegantes que valem a pena conhecer.
Em 2022 ela lançou a terceira edição do seu “Guia de Gastronomia Popular Alagoana”, uma referência no roteiro do melhor dos sabores alagoanos, garimpados pela jornalista na capital e no interior.
Com prefácio assinado pelo jornalista e amigo pessoal da autora, Zeca Camargo, o livro saiu pela editora da Universidade Estadual de Alagoas (EdUneal)
"Nide sabe onde está o sabor, qual o caminho para explorar novos aromas, texturas – enfim, ela entende de como a gastronomia alagoana pode evoluir e ampliar o espaço que já conquistou no cenário nacional. Das tanajuras do Bar do Frazo ao Big Pastellito; do espetinho de fígado do Campeón ao cuscuz da Helena; do mungunzá da Galega ao gorogogê do Milton; Nide segue incansável na sua exploração da cozinha de raiz de Alagoas e mais uma vez nos leva por uma viagem surpreendente de sabores", diz Zeca Camargo, num trecho do prefácio.