Prêmio Líderes de Acessibilidade abre inscrições para sua 2ª edição

Publicado em 06/07/2023, às 16h08
Divulgação
Divulgação

Por Assessoria

A Hand Talk, startup brasileira reconhecida pela ONU como o melhor aplicativo social do mundo, anuncia o lançamento da segunda edição do Prêmio Líderes de Acessibilidade. A revelação das pessoas ganhadoras acontecerá durante o Link: festival digital de acessibilidade, o maior evento sobre o tema no Brasil. A empresa, famosa por quebrar barreiras de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes por meio da tecnologia, realizará este ano a 6ª edição do festival. O evento de 2023 contará com 4 dias inéditos de palestras, que ocorrerão de forma 100% digital e gratuita nos dias 7, 8, 9 e 10 de agosto. Neste ano, o Link apresentará o conceito de conectividade como foco, já presente no slogan “Mude, inclua, conecte-se”.

A premiação será dividida em quatro categorias. A primeira, Profissionais de Acessibilidade, homenageará quem realiza projetos ou promove alguma ação para o fomento da acessibilidade, permitindo que mais pessoas possuam autonomia garantindo seu direito de acesso a diferentes contextos. Já a segunda categoria, chamada de Influenciadores em Acessibilidade, celebrará personalidades que atuam em suas redes sociais abordando pautas relacionadas à acessibilidade e incentivando a discussão sobre a necessidade de um mundo mais inclusivo. 

As novidades do Prêmio Líderes de Acessibilidade para sua segunda edição são as categorias que reconhecerão organizações que promovem e implementam ações em prol de uma web mais acessível, fazendo com que todas as pessoas possam estar conectadas de maneira inclusiva. As duas novas categorias são chamadas de Melhores Iniciativas de Acessibilidade Web, sendo uma delas voltada para organizações públicas e privadas, enquanto a outra focará em organizações sem fins lucrativos.

As pessoas e organizações vencedoras serão avaliadas pela comissão julgadora do Prêmio Líderes de Acessibilidade, composta por Ana Clara Schneider (Fundadora da Sondery), Heron Maturana Jr (Accessibility Product Designer na Dasa), Isabelle Utsch (Accessibility UX Research), Thierry Cintra Marcondes (Conector de Impacto) e Vitor David (Accessibility Product Designer no Bradesco Seguros).

No ano passado, a Hand Talk recebeu mais de 400 submissões para a premiação e foram homenageados nomes como Danielle Falcão (CEO da Redesign for All), Talita Pagani (Accessibility UX Researcher no Google) e Gabriel Isaac (Influenciador e Ator surdo). Esse ano, a realizadora espera receber mais de 500 inscrições no Prêmio Líderes de Acessibilidade com a adição das duas novas categorias.

As indicações para todas as categorias da premiação ficarão abertas até dia 10 de julho. Elas podem ser feitas através do site do festival. Os resultados serão apresentados no último dia do evento em uma cerimônia ao vivo diretamente da sede do Google, patrocinador diamante do Link 2023.

Além da apresentação do Prêmio Líderes da Acessibilidade, o evento trará palestras de peso, apresentando figuras internacionais e pessoas com deficiência como protagonistas das discussões. Sendo um festival que promove a diversidade e inclusão, o Link 2023 não deixará de contar com diversos recursos de acessibilidade, como intérpretes de Libras, audiodescrição e legendas. As pessoas inscritas receberão certificados de participação, além de terem acesso aos conteúdos gravados pós-evento, e participarem de diferentes ativações oferecidas pelos patrocinadores do Link. 

Sobre a Hand Talk

Fundada em 2012, a startup brasileira Hand Talk foca em fazer bom uso da tecnologia trazendo mais acessibilidade para o mundo. A empresa oferece dois produtos diferentes, o Hand Talk App, que realiza traduções digitais e automáticas para Libras e ASL (Língua Americana de Sinais), e o Hand Talk Plugin, que torna sites acessíveis para a comunidade surda com traduções para Libras. Ambas as soluções contam com a ajuda de seus tradutores virtuais, o Hugo e a Maya. Esses dois vão além de apenas traduzir conteúdo, mas também estão aproximando pessoas através do uso da tecnologia e comunicação, aplicada em diversos ambientes, como salas de aula e famílias. Com sua ajuda, a Hand Talk busca quebrar barreiras de comunicação, contribuindo para um mundo mais justo e inclusivo.

Mini bio dos fundadores:

Ronaldo Tenório (CEO)
Publicitário e especialista em comunicação estratégica. É cofundador e Diretor Executivo da Hand Talk, uma das startups mais premiadas do Brasil, cujo aplicativo foi eleito pela ONU o melhor app social do mundo. Foi eleito pela Folha de São Paulo o mais promissor Empreendedor Social no Brasil, pela Revista Forbes como um dos jovens mais promissores do país e pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), um dos 35 jovens mais inovadores do mundo.

Carlos Wanderlan (CTO)
Diretor de Tecnologia e cofundador da Hand Talk, é desenvolvedor de software e aplicativos e analista de sistemas com mais de 20 anos de experiência em programação. Além da experiência empreendedora, também atuou desenvolvendo tecnologia em grandes empresas. Em 2014, ao lado dos seus sócios, foi eleito pela Folha de São Paulo o Empreendedor Social de Futuro no Brasil.

Thadeu Luz (Diretor de IA)
Diretor de Inteligência Artificial e cofundador da Hand Talk, possui formação em Arquitetura pela Universidade Federal de Alagoas e especialização em animação 3D na Seneca College, em Toronto-CA, onde trabalhou com efeitos especiais em produções internacionais. É também Google Developer Expert e mentor do Google for Startups.

Gostou? Compartilhe