Contextualizando

“Prêmio de consolação”: ex-ministro Guido Mantega deve ser indicado para o conselho de administração da Braskem

Em 15 de Março de 2024 às 09:28

O ex-ministro Guido Mantega, figura ilustre nas hostes do Partido dos Trabalhadores, está endo cogitado pelo governo para ser nomeado integrante do conselho de administração da Braskem, segundo noticia a “Folha de São Paulo”.

A se confirmar, seria uma espécie de “prêmio de consolação” para compensar o fato de ele não ter sido designado para compor o conselho administrativo da Vale, como cogitou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os mandatos de 10 dos 11 atuais conselheiros da Braskem se encerra em abril e a Petrobras tem o direito de indicar quatro deles – os demais são indicação da Novonor, a antiga Odebrecht.

Desde o ano passado, Lula busca uma alternativa para o seu ex-ministro da Fazenda e a participação num desses conselhos tem aparecido como alternativa mais viável. Para o presidente da República, Mantega tem sido injustiçado ao ser apontado pelo desastre econômico da gestão Dilma Rousseff, da qual ele também fez parte.

O interesse em colocar Guido Mantega no conselho de administração da Braskem dá a entender que o governo Lula acredita na viabilidade da mineradora e, também, que aparentemente são procedentes as informações de que o presidente não tem interesse em que tenha resultados a CPI em andamento no Senado para apurar responsabilidades pelo desastre ambiental, causado pela empresa, que afeta cinco bairros de Maceió.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas