Para utilizar a integração temporal, o passageiro deve possuir o cartão Bem Legal nas linhas que já são contempladas experimentalmente pelo sistema (Crédito: Secom Maceió)
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) tem instituído de forma experimental a integração temporal entre algumas linhas de ônibus da cidade. Além de visar facilitar a mobilidade urbana e a vida dos usuários de transportes coletivos urbanos, a medida tem o propósito de avaliar a inserção da ferramenta que será definitiva após a licitação do transporte público.
Conforme detalhado pelo coordenador de Programação da SMTT, Silvio Sarmento, a integração temporal é uma concepção de sistema de transporte que beneficia o usuário de ônibus usando algumas linhas e fazendo a integração entre elas, sem precisar estar em um terminal ou espaço físico específico.
“No decorrer da viagem, em um ponto onde as duas ou mais linhas que possuem esse sistema se cruzam, o passageiro pode desembarcar de uma delas e embarcar em outra linha, desde que esteja dentro do período de até duas horas contadas após o seu embarque na primeira linha”, detalhou Sarmento.
Atualmente, a integração temporal na capital alagoana já funciona entre todas as linhas do Benedito Bentes, entre as linhas que passam pelo terminal da Rotary, as linhas 012 (José da Silva Peixoto/Centro) e 609 (Vila Saem/Iguatemi), e entre algumas linhas do sistema corujão, como as linhas da Viação Real Alagoas e as da Viação Massayó e Piedade. Todas as integrações podem ser feitas entre linhas que estejam no sentido indo ou voltando, desde que estejam dentro do tempo limite de duas horas.
De acordo com o superintendente da SMTT, Tácio Melo, a integração temporal é um mecanismo que será expandido após a conclusão da licitação do transporte público de Maceió, durante a fase operacional. “Nós passaremos a fazer estudos quanto à implantação da integração temporal de forma plena entre todas as linhas do sistema, pois já temos conhecimento dos destinos mais buscados pelos usuários e a demanda existente”, explicou.
Para utilizar a integração temporal, o passageiro deve possuir o cartão Bem Legal nas linhas que já são contempladas experimentalmente pelo sistema. O cartão Bem Legal Cidadão é de emissão gratuita e pode ser adquirido nos postos da Transpal da Rua Buarque de Macedo (Centro), antiga Avenida Santana (Tabuleiro do Martins), Terminal Integrado do Benedito Bentes e em postos volantes instalados em bairros e conjuntos da cidade.
LEIA MAIS
+Lidas