O Turismo do Saber é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Maceió (Semed) e tem o objetivo de promover a sensibilização turística para alunos da rede pública municipal de ensino de Maceió e para adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
LEIA TAMBÉM
“Foram mais de 600 alunos da rede municipal, mais de 200 jovens atendidos pelas Semas nos centros de convivência, 30 crianças com síndrome de Down, todos eles visitando pontos turísticos da nossa cidade. Nosso objetivo é fazer com que os alunos entendam a importância do Turismo para Maceió”, afirmou o prefeito Rui Palmeira.
Em 2017, participaram do projeto 625 alunos de 14 escolas municipais e as melhores frases produzidas por eles sobre o projeto foram escolhidas por votação feita pela internet. Para participar do concurso, cada aluno escreveu uma frase e as 14 melhores receberam a premiação.
Para a secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, uma educação de qualidade tem que ir além da sala de aula. “Para se ter um conhecimento mais amplo, principalmente quando nós falamos de cidadania, temos que sair da sala de aula e aplicar o que nós chamamos de formação complementar, então, este projeto permite um importante crescimento para a formação do cidadão. As secretarias estão trabalhando de forma integrada junto às escolas e aos centros de convivência, proporcionando um conhecimento mais extenso aos nossos alunos”, explicou.
A primeira colocada no concurso de frases foi Tainá Macena, da Escola Municipal Hévia Valéria, que ganhou um computador. O segundo lugar ficou com o aluno Moisés Gabriel, da Escola Municipal João Sampaio, que ganhou um tablet. Erica Luiza, aluna da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, ficou em terceiro lugar e foi premiada com um telefone celular.
O secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, destacou os avanços obtidos pelo Projeto Turismo do Saber. “Desde sua criação, em 2016, o projeto vem tendo grandes conquistas. Nós dobramos o atendimento, agora são 14 escolas, mais de 600 crianças atendidas e fizemos inovações em 2017, quando integramos não só a Educação, mas também a Assistência Social”, comemorou o gestor.