Depois de decretar Estado de Emergência devido às fortes chuvas que atingem Maceió, o prefeito Rui Palmeira conseguiu apoio nacional para enfrentar as diversas ocorrências registradas na capital, e que se intensificaram nesta madrugada. No final da manhã de hoje (27), o prefeito confirmou a mobilização de 100 homens do Exército e mais dois técnicos da Defesa Civil Nacional, que vão ajudar na coordenação dos trabalhos.
LEIA TAMBÉM
Em Brasília para cumprir agendas de trabalho em busca de recursos para investimentos em Maceió, o prefeito falou com o coordenador da Defesa Civil Nacional, Coronel Newton, que garantiu o apoio do Exército e enviará ainda hoje dois especialistas em coordenação de catástrofes, para dar suporte ao Município neste que é o maio mais chuvoso desde 2010.
“Há muito tempo Maceió não sofria com chuvas tão fortes e por um tempo tão prolongado. Os secretários municipais e as equipes de trabalho viraram a madrugada atendendo ocorrências, desobstruindo vias atingidas por quedas de barreiras e atendendo desabrigados e desalojados, mas precisamos muito do apoio nacional para enfrentar essa calamidade em Maceió”, disse Rui Palmeira.
Decreto de Emergência
Além da ajuda Nacional, Palmeira também decretou Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública na capital alagoana. Com o decreto, fica autorizada “a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Municipal de Governo, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução”. Do mesmo modo, “autoriza-se a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre”.
+Lidas