Após iniciar a recuperação de escadarias na Grota da Moenda, por meio do Programa Nossa Comunidade, a Prefeitura de Maceió também realiza outras ações em benefício aos moradores da região. A comunidade, situada entre os bairros Pitanguinha e Feitosa, está recebendo serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), contando com intervenções urbanas e ambientais com a participação da população.
LEIA TAMBÉM
Titular da Semds, Gustavo Acioli Torres explica que a ideia da intervenção segue o princípio da sustentabilidade, priorizando a utilização de recursos naturais de forma inteligente para suprir as necessidades dos cidadãos. Ele conta que o trabalho foi iniciado na Moenda e deve ser expandido para outras regiões, seguindo o exemplo visto em países como México e Colômbia, e também as experiências nacionais, como é o caso de Recife, em Pernambuco.
Considerado um projeto piloto, o primeiro local contemplado pela iniciativa da Semds está recebendo a pintura de casas com cores vivas para beneficiar o aspecto visual, seguindo com a instalação de espaço de lazer infantil com brinquedos produzidos a partir de materiais recicláveis, criação de horta urbana de Maceió e de hortas verticais nos muros de residências, trabalho de educação ambiental e outras intervenções urbanas que vão buscar integrar a comunidade nos cuidados ambientais com o local.
“A nossa ideia é levar ações ambientais e que priorizem a sustentabilidade com a participação integral dos moradores. O cidadão é parte essencial neste processo de intervenção e, na Moenda, queremos que o morador seja o ator principal, pois é ele quem vive no bairro e também tem a responsabilidade de mantê-lo cuidado. Vamos criar hortas, parque infantil sustentável, pintar residências e levar ações de educação ambiental para incentivar o sentimento de pertencimento da população com aquele local para que eles nos ajudem a cuidar da cidade”, disse Torres.
Além das intervenções da Semds, a Prefeitura vai beneficiar a Grota da Moenda com ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e das Superintendências municipais de Iluminação (Sima) e Limpeza Urbana (Slum).
LEIA MAIS
+Lidas