Prefeitura lança ferramentas para ampliar parcerias com empresas

Publicado em 09/03/2018, às 15h51

Por Redação


Lançado em 2013 pela Prefeitura de Maceió a partir da sanção Lei n° 6.286, o Programa de Adoção de Áreas Públicas vai ser reforçado. A Prefeitura de Maceió lança, na tarde desta sexta-feira, 9, o site e a cartilha do Programa, ferramentas que buscam aumentar o número de parcerias para construções, reformas ou manutenção de espaços públicos da capital. Para marcar o lançamento, que ocorre no Hotel Acqua Suítes Maceió, o vice-prefeito de Maceió Marcelo Palmeira assina dois termos de adoção: o do terceiro trecho do Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, que será revitalizado pela Construtora R Pontes, e para a construção do terceiro Parque Infantil Sustentável pelo Maceió Mar Hotel e Hotel Ponta Verde.

No evento, além de gestores municipais, participam também empresas que já são parceiras da Prefeitura na manutenção de praças e áreas de lazer, bem como empresários de diversos segmentos que são potenciais adotantes. O site e a cartilha foram elaborados pelo Gabinete de Governança (Ggov), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), pasta responsável pela gestão do programa.

“São meios que concentram todas as instruções para a efetivação da adoção, com orientações sobre como funciona e para quê serve o programa, quem pode adotar e os meios de adoção. No site, por exemplo, o futuro parceiro poderá fazer o cadastro de propostas e encontrará na plataforma online a cartilha com o check-list de toda documentação necessária para adoção do espaço pretendido”, esclarece José Lages, reforçando que as ferramentas foram planejadas para facilitar e tornar célere todo o trâmite.

Sobre a adoção do Vera Arruda, o titular da Semds, Gustavo Acioli Torres, explica que o projeto de revitalização contempla melhorias em todo o passeio público, com adequações na infraestrutura, instalação de novos bancos, nova iluminação, áreas para esporte e lazer, além de um novo projeto paisagístico e de jardinagem. O secretário ressalta que, além do Vera Arruda, a R Pontes também adotou e revitalizou a Praça Jornalista Genésio de Carvalho, no bairro Gruta, sendo uma das primeiras empresas da capital a apostar na iniciativa.

“Temos buscado parceiros para beneficiar cada vez mais espaços de Maceió e o trabalho tem refletido em bons resultados. Discutimos com a R Pontes a intenção de revitalizar o Vera Arruda, a empresa aceitou ser parceira e agora, em conjunto com a Prefeitura, iniciaremos mais um serviço de grande importância, sobretudo pela representatividade desse local. É um momento importante, sobretudo por estarmos firmando mais uma parceria com uma das primeiras empresas a acreditar no trabalho conjunto entre o poder público e a iniciativa privada em nossa cidade”, diz Gustavo Torres.

A adoção do Maceió Mar Hotel e do Hotel Ponta Verde resultará na entrega do terceiro Parque Infantil Sustentável de Maceió, equipamento estruturado com madeiras de eucalipto e pinus tratados provenientes de reflorestamento. O material vai dar formas a balanços, gangorras e outros brinquedos que serão instalados na orla de Ponta Verde, entre os dois hotéis adotantes.

O secretário esclarece também que, conforme estabelece a Lei nº 6.286, a responsabilidade em relação à manutenção do espaço adotado passa a ser da empresa, que também terá o direito de publicidade no espaço. O trâmite para adoção seguiu todos os critérios da legislação e foi concluído na última semana, resultando na assinatura do contrato de parceria entre a Prefeitura e a R Pontes, marcando o início da obra.


Gostou? Compartilhe