O prefeito Rui Palmeira definiu como fundamental a política habitacional do Município para diminuir o déficit de moradias na capital alagoana. De acordo com o chefe do Executivo, mais 50 usuários da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) atendidos pelo Albergue Municipal e inseridos nos Benefícios Eventuais foram contemplados com uma unidade no Residencial Morada do Planalto, empreendimento com 1.200 apartamentos no Benedito Bentes, cujos contratos serão assinados pelos beneficiários nos dias 23 e 24 desta semana.
LEIA TAMBÉM
“A Prefeitura tem tratado com muita seriedade a questão da falta de moradia, inclusive, dando prioridade aos usuários da Semas que dependem do aluguel social, conforme a lei. Seguimos empenhados e felizmente muitas famílias têm conseguido tornar o sonho da casa própria em realidade”, destacou o prefeito Rui Palmeira.
Morador do albergue, José Cícero dos Santos é catador de material reciclável e há três anos lutava para conseguir a casa própria até que foi contemplado no sorteio. “Sou pai de nove filhos e foi através da Prefeitura que consegui o auxílio moradia e me inscrever no cadastro da Habitação. Agora fui sorteado com a minha casa própria e isso vai mudar a vida da minha família”, disse.
Noé Simplício da Silva também foi contemplado com uma casa no Morada do Planalto. Para ele, ter o acompanhamento das equipes da Semas foi fundamental para conseguir a tão sonhada casa. “Fui morador de rua desde os três anos de idade. Hoje sou acompanhado pelas equipes da Semas, estou albergado na Casa de Passagem e agora realizei o meu sonho de ter uma casa para morar”, complementou Noé.
Em setembro do ano passado, 15 usuários da Casa de Passagem Professor Manoel Coelho Neto (Albergue Municipal), que faziam das ruas de Maceió local de moradia, assinaram os contratos para receber um apartamento no residencial Parque dos Caetés.
Usuário da Casa de Passagem, Benedito Sebastião, de 42 anos, era um dos mais contentes. Ele também morou nas ruas por três anos e chegou à Casa de Passagem muito doente. “Tive um AVC e problemas na coluna. Lá no Albergue me encaminharam para o médico. Hoje estou bem melhor de saúde. É uma benção ter a minha a casa. Agora não vou precisar mais abusar ninguém. Graças a Deus está tudo melhorando”, disse ele à época.
Redução do déficit
O Morada dos Palmares será o quatro residencial entregue desde 2013 e, como nos outros três, os beneficiários da Política Municipal de Assistência Social participaram, com outras famílias em vulnerabilidade social, participaram do sorteio das unidades habitacionais. O empreendimento faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e recebeu financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF).
“Estamos empenhados para garantir o direto à moradia e os números reforçam o nosso empenho. Ao todo, são 10.032 unidades entregues e contratadas. Em 2013, entregamos 900 apartamentos no Residencial Rio Novo e em 2016 entregamos 2.976 no Residencial Parque dos Caetés, além de 900 no Residencial Rio Nono”, pontuou.
“Nossa prioridade tem sido levar moradia e mais dignidade para estas famílias. Com a entrega dessas mais de 10 mil residências populares, nós iremos reduzir o déficit habitacional de Maceió em 23,88%, segundo o Censo do IBGE que estimou, em 2015, que Maceió possuía carência de 42 mil domicílios”, detalhou o prefeito.
+Lidas