Após receber reforma completa, a Escola Municipal Radialista Edécio Lopes. no Pinheiro, foi reinaugurada pelo prefeito Rui Palmeira nesta quinta-feira (30). As melhorias realizadas adequaram o prédio ao padrão adotado para as unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
LEIA TAMBÉM
O prefeito classificou o momento como a entrega de uma unidade reconstruída e não simplesmente reformada. “A situação desta escola era de muita precariedade e hoje ela está sendo entregue com o padrão que nós queremos para a Educação do Município de Maceió. Realmente, é uma estrutura completa que vai servir à comunidade do Pinheiro, Sanatório e toda a região. Nós queremos chegar ao maior número possível de escolas reformadas com esse padrão”, disse Rui.
Cerca de R$ 2 milhões em recursos próprios foram investidos e a Edécio Lopes agora conta com salas amplas e arejadas, quadra poliesportiva coberta, banheiros comuns e adaptados para pessoas com necessidades especiais, vestiário, refeitório, cozinha, biblioteca, salas de recurso e de informática, por exemplo, e até uma plataforma elevatória, que é uma espécie de elevador para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Com as mudanças, a instituição agora pode atender cerca de 500 alunos, em sistema de tempo integral.
Para o vice-prefeito Marcelo Palmeira, a educação vive um novo momento. “Os maceioenses sabem a forma que encontramos as escolas há três anos e meio. Esta revolução que está sendo feita na educação é fruto da organização e do planejamento da Prefeitura”, destacou.
“A educação tem muito para celebrar. Isso é resultado da dedicação do prefeito Rui”, disse Ana Dayse, gestora da Semed. “Esta é a sexta escola entregue com essa qualidade e respeito aos estudantes e servidores. Até dezembro serão mais cinco, além das 10 creches entregues e outras sete licitadas. É importante ressaltar que essas reformas nas escolas estão sendo custeadas com recursos próprios, o que só é possível graças ao empenho e determinação do nosso prefeito”, finalizou a secretária.
Mudanças
A diretora da escola, Claudia Eliane Buarque Galvão, falou sobre as mudanças. “A escola sempre teve uma estrutura muito grande, porém, com muita deficiência. A parte elétrica era ruim, a parte hidráulica sempre precisava de reparos, mas, com a nova estrutura, a gente ficou muito feliz, é praticamente uma nova escola. Ganhamos uma quadra que era uma coisa muito esperada por toda a comunidade e agora contamos também com elevador, uma cozinha maravilhosa que vai dar uma melhor condição de trabalho aos nossos funcionários e uma educação de melhor qualidade aos nossos alunos”, contou a educadora.
José Firmino é líder comunitário na região e também comemorou. “Há oito anos nós vínhamos reivindicando não só a reforma da escola, mas também a construção de uma quadra poliesportiva para as crianças e adolescentes realizarem suas atividades físicas. Estamos satisfeitos e agradecemos à Prefeitura de Maceió”, destacou a liderança.
Acessibilidade
Já o vereador Luiz Carlos Santana deu ênfase ao cuidado com a acessibilidade nas obras. “Mais uma escola entregue com total acessibilidade. Elevador para cadeirantes e piso tátil para facilitar a mobilidade de deficientes visuais. É mais uma prova do comprometimento da gestão com a acessibilidade e as pessoas com deficiência. Enquanto vereador que acompanha e fiscaliza o trabalho, fico muito feliz e satisfeito”, destacou o vereador.
Cmeis
Também na manhã desta quinta, o prefeito autorizou a construção de dois novos Centros Municipais de Educação (Cmeis). Foram assinadas as ordens de serviço para as obras de uma creche municipal no Ouro Preto e outra no Novo Jardim. Os equipamentos serão construídos com recursos do Proinfância do Governo Federal com contrapartida do município.
Com estas, somando as creches do João Sampaio I e Conjunto Santa Maria, chega a quatro o número de ordens de serviço assinadas. No total, serão sete novos Cmeis.
LEIA MAIS
+Lidas