Com o início oficial da fase amarela e abertura de shoppings e bares na capital, o trabalho de fiscalização de cumprimento dos decretos estadual e municipal será reforçado a partir da segunda-feira (20).
LEIA TAMBÉM
O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar, conversou com a TV Pajuçara / Record TV e disse que a fiscalização terá várias frentes.
“Já entramos em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, que vai trabalhar de forma integrada com o Município. A fiscalização vai atuar com o Procon Estadual e Municipal, Vigilância Sanitária e as Polícias Civil e Militar”, detalhou Bolivar, que coordena a força-tarefa de fiscalização em Maceió.
O gestor chamou atenção para a importância da colaboração da população neste processo de retomada da economia.
"Mais importante que a fiscalização é a conscientização da própria população, que precisa se manter vigilante no cumprimento do decreto, que diz que o distanciamento e uso de máscaras ainda permanece”, pontuou.
Nesta fase amarela, bares e restaurantes estão autorizados a funcionar até meia noite, no máximo, com 50% da capacidade. Já os shoppings, galerias e centros comerciais podem funcionar das 12h até 20h.
Outra novidade da fase amarela é a liberação para o comércio ambulante e dos demais prestadores de serviço na orla, bem como a liberação de barracas, quiosques, mixes e food trucks das praias.
A fiscalizarão atua na região da orla, no Centro e em bairros com maiores índices de infestação da Covid-19.
Aglomerações
Para denunciar aglomerações e situações em desconformidade com os decretos, a população deve entrar em contato pelos telefones 3312-5277 (Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social), 181 (Secretaria de Segurança Pública) e 190 (Polícia Militar).