A conta de luz é uma das despesas que mais pesam no bolso do trabalhador. Segundo a pesquisa “Percepções sobre o setor elétrico”, da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), a fatura está entre os maiores gastos mensais para 67% dos brasileiros, fazendo com que sete em cada dez pessoas deixem de comprar itens de consumo para pagar uma conta e evitar a suspensão no fornecimento. A situação é a mesma quando se trata da água tratada. Para assistir pessoas de baixa renda que deixaram de pagar contas de água e luz, a Prefeitura de Pilar promoveu um grande mutirão nesta terça-feira (22) que atendeu 1.179 famílias pilarenses com faturas em atraso ou que já tiveram o serviço interrompido por falta de pagamento.
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O investimento da Prefeitura de Pilar foi de mais de R$ 153 mil na quitação das contas. A secretária de Assistência Social, Mônica Santos, explica que foram beneficiadas famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com o Município quitando até R$ 200 em dívidas por residência. No mesmo mutirão, cada morador também teve a oportunidade de realizar a troca de até cinco lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de LED, mais econômicas.
“Nós disponibilizamos ônibus para várias localidades, a fim de que todos fossem contemplados. E, além dos pagamentos, também ofertamos outros serviços durante o mutirão, como o atendimento para cadastro na tarifa social, bem como para negociação de dívidas junto à Equatorial [concessionária de energia elétrica de Alagoas] e à BRK [responsável pelos serviços de água e esgoto no município]”, explica a secretária.
O prefeito de Pilar, Renato Filho, fez questão de acompanhar a ação cujo impacto vai além do pagamento de uma conta vencida. “Reunimos toda a equipe da Secretaria de Assistência Social para acolher essas pessoas porque sabemos da dificuldade que é manter as contas em dia, e o quanto pesa uma conta de luz no bolso do trabalhador. Foi por isso que buscamos minimizar esse peso, proporcionando mais qualidade de vida às famílias que auxiliamos no dia de hoje. Afinal, é se colocando no lugar das pessoas que se consegue, verdadeiramente, sentir o que elas passam”, afirmou o gestor.
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