Penedo recebeu em menos de 24 horas a maior quantidade de chuva registrada no município desde 1935, ano em que começou o monitoramento da pluviosidade no município onde mais de 250 milímetros caíram entre a noite de ontem (terça, 24), e esta quarta-feira, 25, informou a prefeitura da cidade. O resultado disso foi a inundação da localidade conhecida como Jatobá e outras áreas no entorno da lagoa, problema que a Prefeitura de Penedo agiu de forma emergencial, abrindo trecho da Rodovia Mário Freire Leahy para direcionar a água em direção ao Rio São Francisco.
LEIA TAMBÉM
A média recorde de chuvas causou transtornos como deslizamentos de terra em áreas de encosta, desmoronamento de imóveis (sem vítimas fatais), alagamento de ruas e transbordamento da lagoa do Oiteiro e dos canais de escoamento do corpo hídrico localizado na parte baixa da cidade.
O serviço realizado por equipe da Secretaria de Serviços Públicos – um dos órgãos da Defesa Civil Municipal – exigiu uso de máquina do tipo patrol para retirada do asfalto e dos sedimentos da via pública que agiliza o tráfego de veículos entre a orla ribeirinha e as saídas da cidade.
O trabalho interditou a rodovia em trecho próximo ao acesso da Coreia até o Oiteiro, com alternativas de passagem por dentro dessas duas comunidades em direção ao trevo da Colina. A Defesa Civil Municipal alerta para necessidade de maior atenção por parte dos motoristas devido a continuidade de chuvas na cidade, assim como em Alagoas.
A Prefeitura de Penedo está acolhendo pessoas desabrigadas nas escolas municipais Douglas Apratto Tenório e Irmã Jolenta, ponto de entrega de doação de água, alimentos não perecíveis, roupas, colchões, lençóis e itens de higiene pessoal, material que o governo Ronaldo Lopes também providenciou, assim com a distribuição de cestas básicas.
A colaboração da população também pode ser feita na sede da prefeitura, no CRAS do Oiteiro e no Theatro Sete de Setembro.
LEIA MAIS
+Lidas