Prefeitura de Maceió entrega mensagem do Executivo à Câmara em primeira sessão do ano

Publicado em 06/02/2024, às 16h19
Foto: Felipe Sóstenes/Secom Maceió
Foto: Felipe Sóstenes/Secom Maceió

Por Deborah Freire/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió entregou, nesta terça-feira (6), a mensagem do Poder Executivo à Câmara de Vereadores, durante a sessão que marcou o início dos trabalhos legislativos em 2024. O texto lido pelo secretário municipal de Governo e Subprefeituras, Júnior Leão, destacou as conquistas alcançadas durante a gestão do prefeito JHC e abordou sobre os investimentos a serem realizados este ano pelo Município.

No setor do turismo, o secretário ressaltou que Maceió chegou ao topo dos destinos brasileiros, sendo atualmente o mais procurado do País para o Carnaval, o que reflete na geração de emprego e renda. A cidade possui pouco mais de um terço da população de Alagoas e no ano passado foi responsável por mais de 60% dos empregos formais gerados no estado.

O ajuste fiscal nas receitas e despesas do município de Maceió também foi exposto pelo representante da Prefeitura, que apontou o montante de R$ 1 bilhão em investimentos públicos, maior volume da história da capital alagoana, e a previsão orçamentária, só para 2024, de R$ 1,2 bilhão.

A arrumação de contas desde o início da gestão permitiu um montante de 35,5% de reajuste para o servidor público de Maceió, um ganho real de pelo menos 14,5% em relação à inflação.

Na área da educação, o secretário lembrou a entrega de quatro creches, construção de mais uma e reforma de 13 Centros Municipais de Educação Infantil, conhecidos como CMEIS, que vão permitir a criação de quatro mil vagas para crianças de 0 a 5 anos.

“Nós estamos colocando para os vereadores o que o governo JHC fez desde que assumiu a gestão municipal e o que promoveu de investimentos em todas as áreas. Nossa expectativa em relação à parceria que foi construída com a Câmara é a melhor possível, já que os vereadores têm dado o apoio para que o Município consiga alcançar os objetivos de reduzir as carências existentes em Maceió”, declarou Júnior Leão.

Também presente na sessão, o secretário de Gestão, Ivan Carvalho, ressaltou o ajuste fiscal realizado pelo prefeito JHC e apontou os servidores como uma das prioridades da gestão. “Eles são o patrimônio mais importante da Prefeitura de Maceió. E o que o Município tem feito é assegurar um estoque de direitos que historicamente eram negados. Estamos falando de progressões e reajustes. Isso dá mais dignidade ao servidor, preserva e aumenta o poder de compra, além de mantê-lo mais entusiasmado para servir à população e ainda contribui para a movimentação da economia local”, afirmou.

O secretário da Fazenda, João Felipe Borges, lembrou dos avanços obtidos pela Prefeitura de Maceió já a partir do início da gestão, que refletiu em um salto positivo no ranking brasileiro de investimentos públicos. Maceió oscilava entre o último e antepenúltimo lugar entre os anos de 2017 a 2020, e alcançou o segundo lugar no ano passado, comparado com outras capitais brasileiras na relação investimento versus receita corrente líquida.

“O Município deu um salto de investimento público, fruto de uma organização fiscal que permitiu que a gente equilibrasse as contas e reservasse parte do orçamento para o investimento. O investimento público tem um efeito multiplicador sobre a economia, faz com que ela cresça. Todos esses avanços foram frutos de uma relação muito positiva com a Câmara, uma parceria em prol da cidade”, apontou.

O presidente da Câmara, Galba Neto, agradeceu em nome da população maceioense os avanços realizados e afirmou que o Legislativo tem se empenhado para entregar as melhorias necessárias para a cidade. “Fica aqui o meu mais profundo agradecimento e respeito a toda essa composição da Câmara. É através do trabalho conjunto que nós estamos conseguindo alcançar esses objetivos. Temos muito mais que fazer, é um ano desafiador, mas tenho certeza que nós conseguiremos superar todos os desafios e entregar o melhor resultado, que é o desenvolvimento e a boa condução dos trabalhos da cidade, porque é isso que a população merece”, frisou.

Gostou? Compartilhe