A tradicional comemoração da prévia carnavalesca de Maceió está garantida. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Vinícius Palmeira, diferente da interpretação feita nessa terça (05), a Prefeitura de Maceió dará apoio na organização dos eventos, que acontecerão no último fim de semana de janeiro, viabilizando segurança, estrutura de iluminação e limpeza do local.
LEIA TAMBÉM
O que não vai ser garantido, este ano, é patrocínio para os desfiles. Alguns blocos carnavalescos que saem todos os anos no Jaraguá Folia confirmaram participação na festividade, marcada para a última sexta-feira do mês de janeiro (29), entre eles o tradicional Filhinhos da Mamãe.
O bloco Pinto da Madrugada, que arrasta milhares de foliões, também está confirmado na agenda da prévia de carnaval da capital alagoana. O bloco sai no sábado, dia 30 de janeiro.
“A gente acredita que vai ter uma grande prévia, porque vai ser um fim de semana repleto de atrações. Na sexta-feira [29] teremos o Jaraguá Folia, no sábado [30] o Pinto da Madrugada entre outros blocos e no domingo [31] fechamos com o show de Vibrações, Favela Soul e Jorge Ben Jor”, expressa Palmeira.
Quanto ao edital de fomento aos blocos de carnavalesco, criado em 2014 pela Prefeitura de Maceió, e que no ano passado repassou R$ 300 mil para os grupos de carnaval, Vinícius Palmeira explica que este ano o país passa por um momento de retração financeira e que não foi possível viabilizar os repasses.
CARNAVAL NOS BAIRROS
A Prefeitura buscou uma “solução criativa”, segundo Palmeira, para realizar o carnaval nos bairros de Maceió.
Por meio de uma Chamada Pública, com avaliação de comissão julgadora, as oito regiões administrativas da capital devem mandar propostas de atividades e, caso escolhidas, a Prefeitura se compromete em garantir a estrutura do evento, com palco, banheiros químicos e serviço de limpeza. Além disso, será repassada a quantia de R$ 5 mil para a contratação de bandas locais.
A Chamada Pública será lançada na próxima segunda-feira (11). A partir da publicação no Diário Oficial, representantes de associações e entidades aptas a participar devem procurar a sede da FMAC para levar os documentos exigidos.
“A seleção para associações e entidades reforça o compromisso da Prefeitura de Maceió de fomentar uma política cultural diversificada e abrangente”, afirmou Vinicius Palmeira, presidente da FMAC.
A Fundação alerta que os interessados em realizar os eventos devem procurar órgãos municipais como a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCUU), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para obter autorização para os festejos.
LEIA MAIS
+Lidas