Prefeitos e vereadores eleitos tomam posse neste domingo

Publicado em 01/01/2017, às 09h16
Imagem Prefeitos e vereadores eleitos tomam posse neste domingo

Por Redação

Os prefeitos e vereadores eleitos durante as eleições municipais de 2015 tomam posse neste domingo, 1, em diversas cidades de Alagoas.

Em Maceió, o prefeito Rui Palmeira (PSDB), o vice, Marcelo Palmeira (PP), e os 21 vereadores eleitos serão empossados durante solenidade Hotel Hitz Lagoa da Anta, no bairro de Cruz das Almas, a partir das 17 horas.

Dentre os vereadores, treze foram reeleitos, sendo Antonio Holanda (PMDB), Galba Novais (PMDB), Fatima Santiago (PP), Silvanio Barbosa (PMDB), Silvio Camelo (PV), Silvânia Barbosa (PRB), Aparecida Do Luiz Pedro (DEM), Chico Holanda Filho (PP), Davi Davino (PP), Dudu Ronalsa (PSDB), Eduardo Canuto (PSDB), Kelmann (PSDB) e Tereza Nelma (PSDB).

Enquanto oito novos vereadores integram a Câmara Municipal: Lobao (PR), Ib Breda (PR), Dr. Ronaldo Luz (PMDB), Francisco Sales (PPL), Samyr Malta (PSDC), Siderlane Mendonça (PEN), Luciano Marinho (PTN) e Zé Marcio Júnior (PSDB).

A liderança do trabalho caberá ao presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Kelmann Vieira (PSDB). Isso porque, de acordo com o Regimento Interno da Casa, se o chefe do Legislativo for reeleito vereador, caberá a ele comandar a solenidade de posse e não o parlamentar mais votado no pleito.

Feito o juramento, sempre seguindo o Regimento do Parlamento, os eleitos assinam o termo de posse e, logo após, dão posse ao prefeito e ao vice. Encerrada a solenidade, os trabalhos são suspensos para que os vereadores empossados escolham os integrantes da nova Mesa Diretora para o biênio 2017-2018.

A votação ocorre em sessão nominal e aberta. Anunciados os inscritos em cada cargo, o presidente dos trabalhos pergunta se há mais interessados em concorrer aos cargos que compõem a Mesa Diretora e inicia a votação. Apurados os resultados, o presidente da sessão passa os trabalhos para o presidente eleito, que encerra oficialmente a solenidade.

Os candidatos eleitos foram diplomados no dia 19 de dezembro, no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL).

Gostou? Compartilhe