Prefeito Rui Palmeira destaca benefício da integração temporal

Publicado em 15/01/2016, às 09h25

Por Redação

No próximo dia 25, a Prefeitura começa a implantar na capital alagoana a integração temporal nos ônibus, que começa em fase de teste e até abril será estendida a todas as linhas de ônibus que fazem parte do sistema de transporte público coletivo.

O TNH1 ouviu o prefeito sobre a integração temporal, que permite que o usuário pegue mais de um ônibus pagando uma única tarifa. Rui destacou que a integração representa mais um importante passo para melhorar a mobilidade urbana em Maceió. 

“A integração é uma conquista para o cidadão maceioense, que utilizando o Cartão Bem Legal, vai poder pegar mais de um ônibus pagando uma única tarifa no período de uma hora e 30 minutos”, detalhou o prefeito.  A operacionalização da integração temporal é uma ação da Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). A iniciativa estava prevista no Edital de Licitação do Transporte Público, primeiro certamente para o transporte realizado na capital. 

Rui Palmeira explicou que inicialmente a integração só terá validade entre os veículos que integram o mesmo lote de cores. “Caso um passageiro realize o embarque em um ônibus do lote azul, ele poderá embarcar em outro do mesmo lote de forma gratuita, pagando o valor da primeira passagem”, disse. 

Ainda neste semestre a Prefeitura vai implantar a integração em todos os lotes e em todo o sistema de ônibus da capital. O dia 25 marca o início da primeira fase da integração, ainda em caráter experimental. Para isso, as empresas estão ajustando seus sistemas internos de bilhetagem, o que deverá ocorrer ao longo da semana que se inicia o processo. 

“A integração temporal marca o início das grandes ações previstas no edital da licitação dos ônibus. Passada esta etapa, a Prefeitura promove o início da renovação da frota de ônibus para o transporte público e a transferência da administração dos terminais para as empresas vencedoras. Todas as ações têm como prioridade a melhoria do bem estar do cidadão maceioense”, reforçou o líder do Executivo. 

Entenda os lotes

Conforme o Edital de Licitação do Transporte Público, os lotes são as regiões de Maceió nas quais as empresas vencedoras da concorrência irão atuar. Passado o certame, a capital foi dividida em quatro lotes entre as viações Real Alagoas (cor vermelha), São Francisco (cor azul), Cidade de Maceió (amarelo) e Veleiro (verde). 

Na região da Serraria e bairros próximos até o Farol (lote 100), as linhas de ônibus serão operadas pela empresa Cidade de Maceió. Em Fernão Velho e arredores (lote 200) pela Viação São Francisco. 

Já no Trapiche da Barra (lote 300) e bairros próximos da parte baixa de Maceió, a operacionalização das linhas será da Viação Veleiro. E no Benedito Bentes e bairros ao redor da parte alta (lote 400), as linhas terão ônibus da Viação Real Alagoas. A previsão é de que já no mês de abril deste ano, a integração esteja em total funcionamento, independente do lote de atuação das empresas.

Gostou? Compartilhe