O prefeito Rui Palmeira assinou, nesta sexta-feira (09), a ordem de serviço para a revitalização da Praça Muniz Falcão, na Ponta Verde, tradicionalmente conhecida como Praça do Skate. As obras, que iniciaram logo após a assinatura do documento, são executadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) por meio de recursos próprios da Prefeitura de Maceió. O investimento total está orçado em R$ 496 mil.
LEIA TAMBÉM
“A gente revitalizou praças importantes como a Praça Lucena Maranhão e Praça da Faculdade, e agora a Praça do Skate, que também é simbólica. Ela não atende apenas moradores da Ponta Verde, muita gente vem pra cá, sobretudo os skatistas de todos os pontos da cidade”, destacou o prefeito Rui Palmeira.
O projeto de recuperação do espaço foi desenvolvido pela Prefeitura por meio de amplo diálogo com a população, sobretudo de quem vive nas proximidades da praça. Em audiências públicas com formato de oficinas, poder público e população puderam discutir as intervenções que melhor atenderiam os anseios de quem freqüenta o espaço.
A revitalização da praça vai contar com adequação do piso, instalação de novos bancos, parque infantil sustentável e academia para idosos; projeto paisagístico e de jardinagem, iluminação em LED, assim como a recuperação da pista de skate.
Maceió vai contar com mais recursos para estruturar a Praça do Skate, como pontuou o prefeito Rui. “Agradeço ao Ministro do Turismo Marx Beltrão que conseguiu mais R$500 mil aqui para a Praça do Skate. Já estamos com toda papelada sendo agilizada. Queremos no final do ano iniciar uma outra etapa com esse recurso federal, para colocarmos mais equipamentos para melhorar ainda mais o espaço”, ressaltou.
O vice-prefeito da capital, Marcelo Palmeira, chama atenção para a democracia do espaço, mesmo localizado na parte baixa. “Priorizamos as regiões periféricas, mas chegou o momento de prestigiar esse importante equipamento da parte baixa, que também reúne gente de outros bairros. Recuperar uma praça significa devolver lazer gratuito para toda população. Diversas praças já foram entregues, como no José Tenório, Colina, Prado e Benedito Bentes”, afirmou o vice-prefeito.
Moradora do local há 15 anos, dona Edilva Tenório, fica feliz com a notícia. ”Nós temos essa praça como coração da Ponta Verde, com um espaço acessível a todos. Com essa revitalização nós só temos a ganhar. Estou achando uma maravilha”, comemorou a moradora.
Os trabalhos da Semds seguem por toda cidade, como informou o gestor do órgão, Gustavo Torres. “Estamos com algumas obras no Parque Municipal, fazendo revitalização do banheiro e toda parte que necessita de manutenção, para que possamos receber nossos visitantes da melhor forma. Vamos retomar algumas ações no Salvador Lyra e ainda hoje temos adoção de um outro espaço público. Então estamos revitalizando espaços públicos nas partes alta e baixa da cidade”, finalizou.
LEIA MAIS
+Lidas