O prefeito Rui Palmeira assinou, na manhã desta sexta-feira (14), os termos de fomento ao turismo de Maceió com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas e ao Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB). Com a parceria, diversas ações compartilhadas, estratégicas para alavancar o potencial turístico da capital alagoana em diversas frentes do setor, foram garantidas.
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Para o líder do Executivo, os convênios são fundamentais para captar eventos corporativos, sobretudo na baixa temporada, e também para divulgar o destino Maceió. “São parcerias fundamentais com o Maceió Convention e a ABIH, pois, somente no ano passado, diversos eventos trouxeram para a capital alagoana mais de 50 mil participantes, e R$ 70 milhões giraram na economia maceioense. Isso mostra a importância desse tipo de parceria com a iniciativa privada. Queremos, cada vez mais, estreitar esses laços e divulgar o destino Maceió, trazer mais turistas para cá, pois isso significa mais emprego e renda para o maceioense”, disse Rui Palmeira.
A parceria entre as iniciativas pública e privada voltadas para o setor turístico permite o planejamento e a execução de iniciativas determinantes para a projeção de Maceió no cenário nacional e internacional – o destino é, atualmente, um dos mais vendidos nas principais operadoras brasileiras e da América Latina.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, a Prefeitura desempenha, hoje, o seu papel ao apoiar essas instituições, desenvolvendo uma agenda comum, na área de promoção e divulgação, já que boa parte da agenda da Prefeitura é feita por meio dessa parceria.
“Está nesta agenda a participação em feiras e eventos até estratégias de inovação e criatividade, por meio da realidade virtual, como Maceió 360º, já lançado, assim como planos de mídias, divulgação em veículos especializados e fantour para manter a fluidez do posicionamento de mercado do destino Maceió. Da mesma forma, com o Maceió Convention, a captação de congressos, feiras e encontros técnico-científicos, que resultaram num protagonismo da capital alagoana como destino de turismo esportivo. Só este ano teremos dois grandes eventos realizados na cidade: o Ironman, que trará mais de mil atletas, e o JUBS que terá uma edição em agosto com a participação de mais de 1300 atletas”, destacou o secretário de Turismo, Jair Galvão.
Glênio Cedrim, presidente do MC&VB, destacou a continuidade do convênio com a Prefeitura. “É um pacto que já realizamos nos últimos seis anos, e que é muito importante para o setor do turismo, principalmente na captação de eventos, pois nos ajuda na prospecção do segmento durante o período da baixa sazonalidade. De março a agosto, e em novembro, temos uma baixa de ocupação de turismo do lazer. Nesse meio tempo, temos que trabalhar com segmentos alternativos, e o de eventos é a segunda demanda do destino Maceió”, disse.
“Temos uma história bem sucedida de parceria. Renovamos este convênio, ano após ano, independente da gestão à frente da instituição, porque damos velocidade e agilidade através do fomento. Temos planejado conjuntamente, setor público e setor privado, vendo o que dá mais retorno ao turismo de Maceió”, afirmou Milton Vasconcelos, presidente da ABIH.
Projetos e ações estratégicas
Além das já conhecidas plataformas digitais do Experimente Maceió, que reúne mais de 350 mil seguidores nas redes sociais e se tornou o principal canal de divulgação do destino para o público final, merecem destaque dois projetos inovadores lançados recentemente. Com ampla visibilidade nas ações de capacitações desenvolvidas pela Semtur em feiras e eventos, o Maceió 360º é um material audiovisual produzido com a tecnologia da realidade virtual que apresenta um cardápio de experiências e atrativos do destino em um formato inovador, ainda pouco explorado por outros destinos brasileiros.
Já o projeto de automação digital, também desenvolvido via termo de fomento com as entidades, foi implantado no portal e na página do Facebook do Experimente Maceió para promover a interação virtual com o turista ou potencial turista, que passa a receber informações diretas a partir de perguntas direcionadas a um chat com atendimento automatizado, mais rápido e eficiente.
As entidades do trade turístico que atuam nas ações da Semtur também são responsáveis pela realização de eventos que fazem parte do calendário turístico do destino, a exemplo do Natal dos Folguedos e do Revéillon. Nos períodos de baixa temporada, o MC&VB tem grande importância na manutenção dos indicadores positivos da ocupação hoteleira, com a captação de eventos, feiras, congressos e simpósios de renome nacional e internacional, sendo responsável por trazer grande quantidade de turistas que vêm ao destino a trabalho ou estudo – um público qualificado que movimenta a economia local e pode voltar ao destino a lazer em outro momento.