Após a notícia do rompimento da mina 18, anunciada na tarde desse domingo (10), a Prefeitura de Maceió informou que o prefeito JHC solicitou uma reunião urgente com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, a ser realizada ainda nesse domingo para tratar dos desdobramentos do episódio.
LEIA TAMBÉM
Segundo a Prefeitura, a reunião é para que sejam buscadas soluções que contem om a participação do governo estadual.
O Governo do Estado enviou uma nota, por volta das 17h30, com a resposta sobre a reunião. Confira, abaixo:
"Diante do rompimento da mina 18, que ocorreu agora há pouco, com dano localizado e, graças a Deus, sem nenhuma vítima, pois a área está isolada e desabitada, ordenei o deslocamento do secretário de Estado do Gabinete Civil e do coordenador da Defesa Civil Estadual até o Gabinete de Crise do município, atendendo assim uma solicitação do prefeito JHC.
Quero também reafirmar o convite ao prefeito de Maceió, já feito desde sexta-feira, para uma reunião conjunta entre Governo de Alagoas, governo federal e as nove prefeituras afetadas pelo Crime da Braskem na manhã desta segunda-feira, no Palácio República dos Palmares, onde a gente irá definir medidas para somar esforços, no sentido de construir uma ação conjunta, visando o enfrentamento dos impactos causados pela Braskem, especialmente contra os moradores das áreas sob risco, e os pequenos comerciantes que foram expulsos de suas localidades.
Eu desejo reforçar o papel do Estado, que segue analisando todos os impactos ambientais deste colapso e a forma de responsabilização da mineradora.
Fico, portanto, aguardando o prefeito de Maceió e sua equipe nesta segunda-feira, a partir de 8hs, no Palácio do Governo."