A Praça Marechal Deodoro, no Centro de Maceió, agora conta com ponto de parada para ônibus escolares e de turismo. A medida busca incentivar a visitação ao local e aos equipamentos turísticos no entorno, como o Teatro Deodoro e o Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário de Alagoas (CCM).
LEIA TAMBÉM
De acordo com a diretora do CCM, Irina Costa, as negociações para a definição do espaço começaram em janeiro e envolveram o próprio Centro de Cultura, as secretarias de Turismo e Convívio Social e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). "Era uma dificuldade que a gente sentia há muito tempo, posta pelos próprios guias de viagem e pelas escolas", contou a diretora.
Segundo Irina, muitos guias e turistas passavam pela praça de ônibus e, como não havia local para estacionar, acabavam não ficando. "Procuramos as pessoas que poderiam intervir nesse sentido e conseguimos que os ônibus, em visitação, parem e façam esse circuito".
De acordo com o superintendente da SMTT, André Costa, o órgão atuará na fiscalização e orientação aos motoristas, para que o espaço não seja ocupado indevidamente. "Às vezes alguém para, porque já está acostumado e não percebeu que [o local] tem sinalização nova, mas fazemos um trabalho constante para garantir o espaço a quem deve usar", ressaltou.
Ainda segundo o superintendente, não há limite de tempo para os ônibus permanecerem no local. "Podem ficar o tempo necessário para que os guias realizem o seu trabalho e as pessoas possam fazer os passeios".
Para Alfredo Tenório, coordenador de informações turísticas da Prefeitura, a medida vai incentivar o turismo na região central de Maceió. "Os guias sentem muita falta de ter espaço para parar no Centro, como ali na Praça Dom Pedro II, onde fica a Assembleia, e na Praça dos Martírios. Nos outros estados a gente percebe que tem esses pontos. Essa parada na Praça Deodoro vai valorizar muito, não só o TJ e seu Centro de Cultura, como o Teatro e a Galeria de Arte. É algo que vai alavancar a visita dos turistas e das escolas", avaliou.
Parceria
O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Carlos Guido, destacou a parceria da Prefeitura com o Tribunal de Justiça. "O projeto partiu principalmente do TJ, que entrou em contato com a Prefeitura, e de pronto atendemos, porque vimos que era uma ideia para trazer novamente o público ao Centro".
Carlos Guido afirmou ainda que estão sendo feitas tratativas para que a Praça Deodoro fique sob administração do Tribunal e para que os espaços culturais do local funcionem também pela noite. "É algo que está começando agora e tem muito a crescer essa parceria entre Prefeitura e Tribunal", frisou.
+Lidas