O prazo para a população brasileira contribuir com a elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027 encerra no próximo dia 14 de julho. Além de contribuir votando nas opções disponíveis, a sociedade também pode apresentar suas próprias sugestões de políticas públicas.
LEIA TAMBÉM
Entre as ideias abertas à votação aqui do estado está a proposta do IAB/AL (Departamento de Alagoas do Instituto dos Arquitetos do Brasil) para o PPA do Governo Federal, pela criação e implantação de Escritórios de públicos de Arquitetura, e a contratação de Arquitetos Urbanistas em todas cidades brasileiras.
Pela proposta, seriam criados e implantados Escritórios de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, e na contratação de um Arquiteto Urbanista para cada 20 mil habitantes, no intuito de planejar e promover a evolução das cidades brasileiras através da ATHIS, democratizando o acesso aos serviços de Arquitetura e Urbanismo à população e ao município como um espaço vivo em transformação.
"Nossa proposta trata da democratização da arquitetura e urbanismo no Brasil e a busca pelo direito à cidade. Da mesma forma que a gente tem posto de saúde, a gente acredita que a arquitetura também deveria existir escritórios públicos de arquitetura, tendo em vista que assim como a educação e saúde a moradia também é direito fundamental. E uma vez que esse pleito seja aceito, teremos ainda centenas de milhares de empregos formais para engenheiros, arquitetos, sociólogos, assistentes sociais, etc, além dos empregos indiretos, e tudo isso pode gerar uma grande movimentação na economia", afirma Pablo Fernandes, presidente do IAB/AL.
"Vale ressaltar que apenas 15% das construções do Brasil possuem a presença de um arquiteto ou de um engenheiro civil. Temos aí uma grande chance de construir com qualidade de vida da população", completa Fernandes.
VOCÊ PODE VOTAR - CLIQUE AQUI para votar na proposta ou acesse o Instagram da entidade :
PRAZO - A caravana do PPA Participativo começou em 11 de maio e irá percorrer, até 14 de julho, todos os estados brasileiros. As propostas apresentadas e discutidas nas plenárias presenciais também são registradas na plataforma Brasil Participativo, ficando disponíveis para voto. As propostas vencedoras irão indicar o caminho para a construção do PPA 2024-2027, que será entregue ao Congresso para discussão e votação em 31 de agosto.
As autoras e autores das 5 propostas mais votadas serão convidados (as) para o 3º Fórum Interconselhos, em Brasília, que contará com a presença do presidente Lula e ministros. Assim a gente vai construir um país com a cara do nosso povo.
LEIA MAIS
+Lidas