Está encerrada a trégua entre o senador Renan Calheiros (MDB) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), que predominou desde o resultado da eleição de 2024 até os festejos de final de ano, que se prolongam com o recesso legislativo.
É que às 10 horas desta terça-feira, na sede do MDB Alagoas, no bairro de Mangabeiras, em Maceió, o prefeito Marcelo Beltrão, reeleito com 90,22% dos votos (a maior votação proporcional do Estado), formaliza sua saída do PP e assina a nova filiação partidária.
O presidente do diretório estadual, Renan Calheiros, comanda o ato de filiação e já anuncia as novas aquisições da legenda: os prefeitos Felipe Jatobá, de Jequiá da Praia, e Jorge Nunes, de Feliz Deserto - assim como Marcelo Beltrão, ambos foram eleitos pelo PP.
Com esses três novos filiados, o MDB amplia a sua hegemonia em Alagoas, alcançando um total de 68 prefeitos em seus quadros, de um total de 102 municípios.
Marcelo Beltrão deve confirmar, durante a solenidade de filiação ao MDB, a sua volta à presidência da Associação dos Municípios Alagoanos, entidade que já comandou por duas vezes quando foi prefeito de Jequiá da Praia.
Ele iniciou sua trajetória politica como vereador em Coruripe, onde ocupou também o cargo de Secretário de Educação.
Não se sabe até agora qual vai ser a reação de Arthur Lira, presidente do PP em Alagoas, com a perda de três quadros do partido para o MDB do adversário político Renan Calheiros.