Poste apagou? Saiba como solicitar serviços na iluminação pública em Maceió de forma gratuita

Publicado em 11/10/2023, às 09h56
Juliete Santos/Arquivo Secom Maceió
Juliete Santos/Arquivo Secom Maceió

Por Ascom/Ilumina

Somente em setembro deste ano, a Ilumina, autarquia responsável pela gestão da iluminação pública de Maceió, realizou mais de 3.100 atendimentos aos cidadãos em suas mais diversas solicitações. 

Entre os serviços realizados estão, por exemplo, o reparo ou troca de lâmpadas queimadas, acesas durante o dia, oscilando, reposição de cabos e manutenções em casos de vandalismo. 

O diretor-presidente em exercício da Ilumina, Gutenberg Melo, afirma que a participação da população é essencial para que a autarquia possa realizar os serviços com a maior brevidade possível. 

“Nossas equipes estão na rua fazendo as rondas e fiscalizações, mas o cidadão ajuda muito quando nos aciona através do Disque Luz e do aplicativo Ilumina Maceió. A partir do momento em que a ocorrência é aberta, a Ilumina soluciona a demanda em até 72 horas”, destaca. 

Como acionar os serviços

A Ilumina Maceió disponibiliza três canais gratuitos para que os cidadãos informem alguma ocorrência em iluminação pública. São eles: aplicativo Ilumina Maceió, Disque Luz, no número  0800 031 9055, e a Central de Serviços da Prefeitura de Maceió, no número 156

No aplicativo, por exemplo, o usuário informa o tipo de ocorrência pelo endereço completo, com ponto de referência. Pode também apontar a localização via mapa interativo ou até mesmo solicitar via número/etiqueta do poste que esteja danificado. Essa ocorrência vai direto para as equipes de manutenção, que têm 72 horas para atendê-la. 

Para serviços mais complexos, que fogem da alçada da manutenção, como implantação de iluminação pública, mudança na potência das luminárias ou substituição de iluminação em uma área maior, os cidadãos devem solicitar a abertura de um processo junto à Ilumina. 

Este pedido pode ser feito presencialmente, na nova sede da Ilumina, na Rua Coronel Pedro Lima, S/N, no Jaraguá (ao lado da Alurb), ou online, pelo e-mail a[email protected]. Nele, o requerente informa o nome completo, CPF ou CNPJ, endereço da solicitação, ponto de referência, contato telefônico e um breve resumo do que está sendo pedido.

Outro canal de atendimento da Ilumina para fiscalizações em obras de iluminação pública é o telefone (82) 3312-5319.

Gostou? Compartilhe