Posso abastecer meu carro flex com álcool doméstico? TNH1 responde

Publicado em 30/05/2018, às 15h33

Por Redação

Motoristas de todo o país encontram dificuldades para abastecer devido a ausência de combustível nos postos, por conta da paralisação dos caminhoneiros que perdura desde o último dia 21. Para manter o veículo em funcionamento, os condutores utilizam novos métodos, muitas vezes sem orientação. O álcool de uso doméstico, por exemplo, é um dos produtos utilizados, mas será que abastecer o automóvel com o produto dá certo?

Utilizar álcool ou qualquer outro produto inadequado pode até fazer o carro funcionar, porém os danos podem aparecem gradativamente e as peças de borracha e de plástico do motor são as primeiras a sentir a diferença.

Em relação ao álcool doméstico, o uso não é indicado pela alta concentração de água que pode chegar a 50% do produto. Diferente do etanol vendido nos postos de combustíveis que tem apenas 7% de água. O excesso pode causar danos irreversíveis ao motor como no calço hidráulico que trava o motor e pode danificar peças.

Segundo o professor do Departamento de Engenharia Mecânica de uma universidade no Rio Grande do Sul, Mário Martins, somente em veículos flex o álcool deve ter um percentual maior do que 90% de etanol devido a eficiência semelhante ao do distribuído nos postos. Abaixo de 90%, não resulta em prejuízos graves ao motor, porém não é o ideal.

Cuidados com o uso do álcool

1. Não é recomendável usar o álcool em veículos que são movidos a diesel. Eles não funcionarão e ainda será preciso remover o produto depois.

2. Após a compra, não leve o produto em grandes quantidades, sob o risco de algum acidente.

3. É importante manusear o álcool para abastecer o carro em local arejado, sem qualquer fonte de ignição por perto, como cigarros.

4. Abasteça em um lugar com sombra e avalie a necessidade do uso de um funil para preencher o tanque.

5. Se tiver vazamento na hora de abastecer o tanque, limpe bem o local para evitar danos à pintura do carro.

Uso de querosene, solvente e bebidas alcoólicas

Em meio à crise, os condutores também recorrem a outros produtos como o querosene e o solvente veicular. De acordo com mecânicos especialistas, o uso deles causa graves problemas na bomba de transferência do próprio veículo, o que também não é recomendável.

Em vídeos publicados na internet, motoristas chegaram a colocar bebidas alcoólicas, o que não é uma boa ideia, no tanque do carro. Por conta da alta concentração de água, os açúcares da bebida criam uma crosta nas peças e impedem o funcionamento normal do veículo.

Gostou? Compartilhe