por Deisy Nascimento
No post de hoje vou falar sobre adoção responsável, ou melhor, posse responsável. Bem, se antes a relação entre tutor e animal de estimação se baseava somente no interesse onde o cão ou o gato estava em busca do alimento enquanto o tutor aproveitava o instinto de caça e proteção desses animais, a situação mudou. Nos últimos anos o afeto, o carinho e o amor estão ocupando espaço e, com ele, a posse responsável de animais.
LEIA TAMBÉM
O que é posse responsável?
É importante entender que a posse responsável de animais vai muito além do carinho e da atenção que devem ser direcionados ao pet adotado. Preservar o bem-estar animal está previsto em lei, e fazer o contrário é considerado crime.
Quando uma pessoa decida adotar um pet ela inevitavelmente assume a responsabilidade pelas condições de vida e de saúde daquele animal. Isso significa ter deveres ligados à saúde e à dignidade daquele ser vivo que passa a estar sob os seus cuidados. Confira abaixo algumas obrigações que traduzem uma posse responsável.
Adoção de animais
Eu friso sempre que na adoção responsável, o que menos importa é a idade, cor ou a raça do cão ou gato, por exemplo.
Adoção é a oportunidade que o futuro tutor tem de simplesmente acolher um animal que está precisando de um lar!
A adoção não tem custos, e você ainda terá a ajuda do abrigo para escolher o pet ideal para o seu estilo de vida. Em Alagoas há diversas ONGs e projetos que trabalham com o preenchimento de um questionário e avaliação do perfil para chegar naquele que mais se encaixa com o que o tutor e a família dele buscam.
ATENÇÃO: Acima de tudo, prepare-se para dar muito amor e aja de forma responsável. Decidiu adotar um pet, lembre-se que deverá amar, proteger, cuidar, alimentar, passear, socializar com ele por causa pelo menos 10 a 15 anos. Avalie com carinho e NUNCA abandone!
+Lidas