TNH1: 8 anos se consolidando na liderança do webjornalismo em Alagoas (Crédito: MKT/PSCom)
O Portal TNH1, integrante do Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM), completa nesta quinta-feira, 1º de outubro, 8 anos de atividades.
É quase uma década de jornalismo com a credibilidade dos veículos do PSCOM, aliada à velocidade da internet.
Antenado com as novas formas de consumir infomação, o TNH1 agrega na maior plataforma multimídia de Alagoas as notícias do Portal, além de todo o conteúdo e acervo da TV Pajuçara. No portal também é possível acompanhar, ao vivo, a programação das rádios Pajuçara FM Maceió e Arapiraca.
São mais de 4 milhões de visitas por mês e mais de 15 milhões de páginas exibidas mensalmente levando informação, entretenimento, cultura e serviços para a população alagoana.
INOVAÇÃO NO CONSUMO DE MÍDIA
Para o diretor executivo do PSCom, André Vajas, o desafio, e exercício diário do TNH1 é buscar se adequar aos novos comportamentos do consumo da informação.
"O compromisso com a informação e o jornalismo de credibilidade são tarefas obrigatória da imprensa, é um exercício diário. Porém, nos últimos anos, o TNH1 tem avançado em seu conceito como plataforma multimídia, mudando, inovando, diante desse novo comportamento de consumo de mídia. Essa é uma inovação necessária para se manter líder, e tem sido um desafio diário, sempre respeitando e buscando entregar ao público informações relevantes e uma experiência ampla no consumo de informação", afirma Vajas.
"O portal é uma plataforma multimídia, que este ano lançou o TNH1 TV, dentro do conceito de "Web TV", onde é possível assistir ao conteúdo do portal, da TV Pajuçara e das rádios de diferentes formas. A programação da TV Pajuçara, por exemplo, pode ser conferida ao vivo, ou em horários alternativos, garantindo ao público uma ampla gama de possibilidade para acompanhar nosso contéudo", ressaltou.
TRANSMISSÕES AO VIVO
Os fatos na hora que acontecem. Direto das ruas. Com as transmissões ao vivo do TNH1 TV, canal online do portal, O TNH1 leva até o internauta, seja no computador ou pelo celular, os grandes fatos que acontecem na capital e no interior.
Este ano, momentos tensos no bairro do Jacintinho, quando traficantes atearam fogo em ônibus, foram transmitos ao vivo.
Mais recentemente, a tragédia da queda de um helicóptero que deixou quatro mililitares mortos, também foi acompanhada pelas câmeras do TNH1 TV.
CÂMARA - Em setembro, o portal iniciou as transmissões das sessões da Câmara Municipal de Maceió. Às terças, quartas e quintas-feiras, é possível assistir às sessões ao vivo, de qualquer lugar de Alagoas ou do mundo, pela intenet.
"As transmissões levam para o internauta a velocidade que a sociedade precisa sobre os grandes fatos de Alagoas. O TNH1 TV têm mostrado ao vivo os acontecimentos mais relevantes para a sociedade, sempre com a preocupação com uma cobertura jornalística isenta do nosso jornalismo", avalia Daniella Sarmento, diretora de conteúdo do PSCom.
EQUIPE
A redação que leva diariamente a cobertura jornalística pelo TNH1 é formada por jornalistas que batalham dia a dia pela notícia e prestação de serviço.
Na edição geral do portal está Gilson Monteiro. Como editores Déborah Freire, Lelo Macena e Marcos Marabá. Na equipe de reportagem: Bruno Félix, Dayane Laet, Erik Maia e Paulo Victor Correia (setorista de esportes). Dois estagiários reforçam o time: Jonnathan Firmino e Victor Farias.
REDAÇÃO DIVIDIDA COM O INTERNAUTA
Consolidado como a maior plataforma multimídia de Alagoas, o Portal TNH1 tem nos internautas um parceiro de trabalho diário.
Imagens, informações, sugestões de pautas, são parte ativa e permanente do portal. Diariamente é possível acompanhar matérias produzidas ou sugeridas em parceria com o internauta, seja da capital ou do interior.
Essa parceira que sempre foi forte, se intensificou com o VC Repórter, canal de sugestões do aplicativo Pajuçara, por onde é possível enviar fotos, vídeos e textos direto para as redações dos veículos do Pajuçara Sistema de Comunicação.
REDES SOCIAIS - Em nossa fan page no Facebook ou no Twitter, o internauta comenta, analisa e troca informações sobre as matérias veiculadas no portal.
"Seja a imagem de alguns fatos que acontecem nas ruas, ou um denúncia de irregularidades na gestão públicas em cidades de um interior distante, a informação do internauta é analisada com a mesma dedicação e respeito da informação vinda de qualquer outra fonte. Hoje, mais do que nunca, essa participação se intenficação com a chegada do VC Repórter, canal de sugestões do aplicativo Pajuçara. Hoje as redações dos veículos de comunicação convivem com o internauta praticamente como se fosse um colega de redação, trabalhando lado a lado", disse Gilson Monteiro, editor-chefe do portal.
PRÊMIAÇÕES
Colecionando prêmios em toda a sua trajetória, em 2015 o TNH1 venceu importantes premiações do jornalismo locais e disputando em categorias nacionais.
Em maio, a reportagem "Ouro velho: empreendedorismo de sucateiros fomenta negócios milionários em Maceió", de Dayane Laet, foi a grande vencedora da etapa Alagoas da 7ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, promovido pelo Sebrae Nacional.
Em junho deste ano o portal foi um dos premiados na categoria webjornalismo no Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental. A reportagem "Prefeituras desprezam gestão ambiental", de Gilson Monteiro, levou o 2º lugar.
"As premiações são um fator motivador para buscarmos ainda mais o jornalismo com temas relevantes para a socieade. É um reconhecimento ao nosso trabalho, mas principalmente nos aponta caminhos na busca por informações de interesse da sociedade", afirma Dayane Laet, repórter do TNH1, que venceu o Sebrae e também o prêmio Sincor-AL, 2014.
GRANDES REPORTAGENS
Buscando o jornalismo de interesse público, o Portal TNH1 tem veiculado matérias que envolvem os grandes temas de interesse da sociedade.
Reportagens que trazem temas debatidos em Alagoas e no Brasil são temas de matérias que fomentam discussões. Confira algumas dessas matérias.
Redução da maioridade penal, com a palavra... os menores
Este ano o projeto que reduz a maioridade penal para 16 anos no Brasil foi colocado em debate. Causa e feito da discussão, os menores em conflito com a lei (como reza a nova nomenclatura), ao contrário do que se pode teorizar, têm muito a dizer sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171/93. Para fomentar esse debate, o TNH1 “convida” para essa arena de discussão, os próprios, os menores, meninos e meninas que cometeram erros de gente grande, e tentam se ressocializar nas unidades de internação de menores em Maceió e Rio Largo.
Reciclagem de metais: ferros-velhos reaproveitam sucata que contamina o solo e ameaça o meio ambente
Aparentemente desorganizadas, as quase duas dezenas de ferros-velhos espalhados por Maceió obedecem a critérios próprios formatados na prática diária, mas sem uma legislação específica ou entidade representativa. A quantidade de aço extraída pelo mercado alagoano é tão significativa que boa parte dela segue em direção aos estados vizinhos, principalmente Pernambuco. Uma montanha de detritos reciclada por profissionais como o senhor José Bezerra da Silva Filho, o “Seu” Zequinha, nosso “rei da sucata”, que a despeito de executar uma atividade econômica, se tornam verdadeiros agentes ambientais, personagem dessa limpeza silenciosa, que há mais de quatro décadas recicla o ferro-velho enquanto renova o meio ambiente.
Roteiro: como vivem os idosos na cidade que não envelhece no Brasil
Causou surpresa entre os profissionais de saúde de Roteiro a notícia de que o município possui a menor expectativa de vida do Brasil. Quem inicia a vida na cidade do Litoral Sul de Alagoas tem apenas 4,46% de chances de envelhecer, segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, divulgado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) no dia 29 de julho. No ranking de longevidade, o município aparece como último colocado, junto com Cacimbas, no interior da Paraíba, com uma esperança de vida nada animadora: 65,3 anos de idade.
A reportagem, de Acássia Deliê, venceu o prémio Braskem de Jornalismo em 2013.
+Lidas