Porca impressiona ao dar à luz 45 leitões em Minas Gerais; veja vídeo

Publicado em 25/01/2025, às 11h20
Leitões foram pintados para que processo de amamentação seja controlado pela Granja - Foto: Pif Paf Alimentos/Divulgação
Leitões foram pintados para que processo de amamentação seja controlado pela Granja - Foto: Pif Paf Alimentos/Divulgação

Por G1

Uma porca tem feito sucesso após se tornar "mamãe" em uma granja localizada em Luz, no Centro-Oeste de Minas. O animal pariu 45 porquinhos, frutos de uma única gestação, algo inédito na história da granja dona da porca. O caso está fazendo sucesso na região; assista ao vídeo:

A Granja Santa Inês fornece praticamente toda a sua produção para uma empresa de alimentos, por isso, os animas são acompanhados por uma equipe multiprofissional. Entre eles, o gerente executivo de agropecuária, Airton Martins.

Ele contou que, somente na hora do parto, foi descoberta a grande quantidade de porquinhos que a leitoa gerou.

"Foi uma grata surpresa para nós. Descobrimos no momento do parto e ficamos todos surpresos, porque não é comum. Hoje, o comum, é nascer entre 15 a 17 leitões, e essa porca nos deu a surpresa de nascerem 45 leitões", conta.
Segundo Airton, a granja trabalha com processo de inseminação artificial nas porcas. Mas resultado como este em que nasceram muitos leitões, ele afirma que foi a primeira vez que viu.

"Mandamos o sêmen para a granja e lá eles identificam o momento que a porca está em cio e fazemos a inseminação artificial. Nesse caso, depois tivemos a grande surpresa de vir esse monte de leitões. Eu tenho 26 anos trabalhando com agropecuária e nunca tinha visto 45 leitões nascidos pela mesma fêmea".
Dos 45 leitões que a porca deu à luz na última quarta-feira (22), infelizmente quatro eram natimortos. Como são muitos filhotes, a granja teve a ideia de pintar os 41 leitões que sobreviveram com tinta vermelha e verde, para que na hora da amamentação, todos eles pudessem se alimentar.

Mesmo tendo morrido quatro leitões, a granja acredita que o 41 leitões é algo inédito e avalia a possibilidade de registrar esse fato no Guinness Book.

Gestação de risco
O veterinário Guilherme Guimarães Garcia explicou que, quando o animal pare um grande número de filhotes, podem acontecer alguns problemas.

"O nascimento de muitos filhotes desencadeia muitos problemas, que começam pela própria gestação que é de risco para a mãe. Os leitões também nascem muito pequenos, porque não tem espaço no útero para que eles se desenvolvam. Além disso, podem nascer com alguma deficiência, magros, e terem a imunidade mais baixa, porque eles nascem mais fracos", disse.

Gostou? Compartilhe