por Luan Paz
Se você é um grande amante das rosas do deserto, já deve ter visto que, em algumas situações, o caudex (pequeno “tronco” da planta) fica mole ou murcho, e se não for tratado e visto a tempo, você pode perder a sua flor, mas sabe quais os principais motivos para que isso aconteça?
LEIA TAMBÉM
São várias as razões podem levar ao amolecimento do caudex da rosa do deserto, sendo uma das principais, o excesso de rega. O solo encharcado pode levar à podridão das raízes, comprometendo a estabilidade do caule. Outros fatores muito comuns para esse sintoma na planta é a ausência de luz solar adequada e ataque de fungos ou outros patógenos.
Algumas soluções práticas para reverter o quadro de murcha ou amolecimento do caudex são bem fáceis e práticas, porém elas estão diretamente relacionadas com as causas. Um dos primeiros passos é remover a planta do solo e verificar as raízes, caso estejam apodrecendo ou murchas demais, procure remover essa área e deixe a planta secar antes de replantá-la, em seguida controle a irrigação, para isso você pode utilizar o teste do palito ou do dedo, entre as regas, esperando o solo ficar seco para regá-las novamente.
Como a rosa do deserto é uma planta amante do sol, certifique-se de deixá-la a maior parte do tempo sob luz solar direta, mas cuidado, pois o excesso de luz solar, em regiões mais quentes podem desidratar sua rosa mais rapidamente.